Perfil formativo dos professores das escolas de ensino médio do campo no Ceará
DOI :
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13658Mots-clés :
Formação de professores, Educação do campo, Ensino Médio, CearáRésumé
De natureza descritivo-analítica este artigo apresenta o perfil formativo dos professores das escolas de Ensino Médio do campo localizadas em assentamento da reforma agrária no Ceará. É produto de pesquisas nesse campo que visam compreender como essas escolas condensam interesses diversos das instituições que a gerenciam, a Secretaria de Educação do Estado e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Foi aplicado questionário misto, que expôs aspectos relativos ao tipo de formação inicial, continuada e em serviço feita pelos professores participantes. Os dados foram analisados de modo quantitativo, mas quando se objetivava compreender os desdobramentos dos dados, fez-se uma análise qualitativa. Os dados foram organizados no ATLAS.ti pelo método da análise de conteúdo. Com essa pesquisa, foi possível entender algumas das dificuldades enfrentadas pelos professores no trabalho com a especificidade da educação do campo graças a uma formação inicial que não ocorre nesse campo.
Références
Agronegócio. [Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET)]. Disponível em: https://www.sde.ce.gov.br/negocios/agronegocio/. Acesso em: 1 ago. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, [2010]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 1 ago. 2023.
CEARÁ. Lei nº 16.025 de 30 de maio de 2016. [Plano Estadual de educação]. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 2016.
DIEESE. Relatório de atividades: 2022. São Paulo: DIEESE, 2022. Disponível em: https://www.dieese.org.br/materialinstitucional/2023/relAtividades2022.pdf. Acesso em: 1 ago. 2023.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019: rendimentos de todas as fontes. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?=&t=downloads. Acesso em: 1 ago. 2023.
IPECE. Indicadores Sociais do Ceará. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Fortaleza: IPECE, 2021.
IPECE. Informe. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Fortaleza: Ipece, 2020.
IPECE. PIB do Ceará nas Óticas da Produção e da Renda – 2019. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Fortaleza: Ipece, 2021.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2017.
ROSSET, Peter; BARBOSA, Lia Pinheiro. Metodologia “De Camponesa a Camponês à Camponesa a Camponês” e a territorialização da agroecologia. Disponível em: https://mst.org.br/2021/02/17/metodologia-de-camponesa-a-campones-a-camponesa-a-campones-e-a-territorializacao-da-agroecologia/ Acesso em: 3. nov. 2022.