Perfil formativo dos professores das escolas de ensino médio do campo no Ceará

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13658

Mots-clés :

Formação de professores, Educação do campo, Ensino Médio, Ceará

Résumé

De natureza descritivo-analítica este artigo apresenta o perfil formativo dos professores das escolas de Ensino Médio do campo localizadas em assentamento da reforma agrária no Ceará. É produto de pesquisas nesse campo que visam compreender como essas escolas condensam interesses diversos das instituições que a gerenciam, a Secretaria de Educação do Estado e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Foi aplicado questionário misto, que expôs aspectos relativos ao tipo de formação inicial, continuada e em serviço feita pelos professores participantes. Os dados foram analisados de modo quantitativo, mas quando se objetivava compreender os desdobramentos dos dados, fez-se uma análise qualitativa. Os dados foram organizados no ATLAS.ti pelo método da análise de conteúdo. Com essa pesquisa, foi possível entender algumas das dificuldades enfrentadas pelos professores no trabalho com a especificidade da educação do campo graças a uma formação inicial que não ocorre nesse campo.

Bibliographies de l'auteur

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutora, mestra e estágio pós-doutoral em educação pelo Programa de Pós-graduação em educação (PPGE/UECE), doutoranda em literatura comparada pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras/UFC), graduada em Letras (UFC) e Pedagogia (UECE), Universidade Federal Rural do Semi-árido; Departamento de Ciência e Tecnologia; Campus Multidisciplinar de Caraúbas, Rio Grande do Norte, Brasil.

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor e mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação em educação (PPGE/UFC), estágio pós doutoral em Filosofia Política pela UFC, graduado em Direito (UFC) e licenciado em História (UECE). Itapipoca, Ceará, Brasil. 

Références

Agronegócio. [Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET)]. Disponível em: https://www.sde.ce.gov.br/negocios/agronegocio/. Acesso em: 1 ago. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, [2010]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 1 ago. 2023.

CEARÁ. Lei nº 16.025 de 30 de maio de 2016. [Plano Estadual de educação]. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 2016.

DIEESE. Relatório de atividades: 2022. São Paulo: DIEESE, 2022. Disponível em: https://www.dieese.org.br/materialinstitucional/2023/relAtividades2022.pdf. Acesso em: 1 ago. 2023.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019: rendimentos de todas as fontes. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?=&t=downloads. Acesso em: 1 ago. 2023.

IPECE. Indicadores Sociais do Ceará. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Fortaleza: IPECE, 2021.

IPECE. Informe. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Fortaleza: Ipece, 2020.

IPECE. PIB do Ceará nas Óticas da Produção e da Renda – 2019. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Fortaleza: Ipece, 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2017.

ROSSET, Peter; BARBOSA, Lia Pinheiro. Metodologia “De Camponesa a Camponês à Camponesa a Camponês” e a territorialização da agroecologia. Disponível em: https://mst.org.br/2021/02/17/metodologia-de-camponesa-a-campones-a-camponesa-a-campones-e-a-territorializacao-da-agroecologia/ Acesso em: 3. nov. 2022.

Publiée

2024-06-04

Comment citer

PEREIRA, K. R. C.; COSTA, F. J. F. Perfil formativo dos professores das escolas de ensino médio do campo no Ceará. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 01–18, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13658. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13658. Acesso em: 21 nov. 2024.