Narrativas: relato de um sujeito com deficiência visual no ensino superior
account of an individual with visual impairment in Higher Education
DOI :
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13649Mots-clés :
(Auto)biografia, Memórias, História de vida, PandemiaRésumé
O presente relato intenciona fazer uma narrativa dos momentos vivenciados em tempos de pandemia da Covid-19. O problema que norteou a investigação foi: qual será o futuro da humanidade diante do fenômeno que assolou o planeta em 2020 mundo afora? Os objetivos nesta narrativa foram: relatar a tristeza, angústia, ansiedade, insegurança e temor frente à propagação do vírus; demonstrar medo, tensão e incertezas frente a um vírus que pôs a humanidade em desespero. Os referenciais utilizados versaram sobre autores que discutem (auto)biografia, narrativas, memórias, relatos e histórias de vida. As reflexões contidas neste texto apontam para a vulnerabilidade humana frente a diversas situações, dentre elas, pestes, endemias e pandemias.
Références
AMADO, Janaína. O Grande Mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em História oral. História. São Paulo, n.14, 1995.
ALBERTI, Verena. Ouvir Contar Textos em História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BOBBIO, Norberto. O Tempo da Memória. De senectude e outros escritos autobiográficos. 9° ed. Rio de Janeiro: Campus; 1997.
BOLÍVAR, Antônio. (Dir.). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
BUENO, Belmira de Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n1/11653.pdf. Acesso em: Jul. 2022.
CALVINO, Ítalo. A palavra escrita e não escrita. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaina (org.). Usos e Abusos da História oral. 8º ed. FGV editora. Rio de Janeiro, 2019, p. 145-166.
CATROGA, Fernando. Memória e História. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy (Org.). Fronteiras do Milênio. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2001.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Trad. Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL-UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.
COSTA, Vanderlei Balbino da; BATISTA, Claudenilson Pereira; TAVARES, Euler Rui Barbosa. Narrativas de sujeitos com deficiência e isolamento social em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 3, p. 2471-2489, nov., 2020. E-ISSN: 1982-5587. DOI: Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14452 GOFFMAN Estigma Notas 1988. Acesso em: set. 2023.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4° ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. Disponível em: http://www.aberta.senad.gov.br/medias/original/201702/20170214-114707-001.pdf. Acesso em: jan. de 2020.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de Formação e de TransFormação. In: NÓVOA, Antônio. Vida de Professores. Porto Alegre: Porto Editora, 1995.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: Ed. T A Queiroz, 1991.
SOARES, Antonina Mendes Feitosa; SOBRINHO, José Augusto de Carvalho Mendes. Autobiografia e formação docente: caminhos e perspectivas para prática reflexiva. 2013 In: Wordpress.com Disponível em: https://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2011/08/autobiografia-e-formac 3a7 c3 a3o-docente_caminhos-e-perspectivas-para-prc3a1tica-reflexiva.pdf. Acesso em: jul. 2023.
SOUZA, Eliseu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, Antônio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria (Orgs.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
SOUZA, Eliseu Clementino de; CORDEIRO, Verbena Maria Rocha. Histórias a contrapelo: escritas de si, (auto)biografia e formação de leitores. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16, 2007, Campinas. Anais. São Paulo: ALB, 2007, p. 1-10. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss07_04.pdf. Acesso em: set. 2023.
SUÁREZ, Daniel. O. L; DÁVILA, Paula. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas. Haciala reconstrucción de la memoria y el saber profesional de los docentes. Nodos y Nudos. Revista de la red de cualificación de educadores, Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, volume 2, nº 17. 2004, p. 16-31. Disponível em: Documentación narrativa de experiencias pedagógicas. (pedagogica.edu.co). Acesso em: set. 2023.
THOMPSON, Alistair; FRISCH, Michael; HAMILTON, Paula. Os debates sobre memória e história: alguns aspectos internacionais. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. 8ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2019, p. 65-93.
World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19) outbreak [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2020 [cited 2020 Mar 3]. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: set. 2023.