O despertar do pertencimento e da sensibilização através da educação ambiental não formal
uma experiência vivida
DOI :
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12734Mots-clés :
Educação Ambiental, Não formal, Sensibilização, Pertencimento, RelatoRésumé
Na atualidade, é fundamental que os cidadãos tenham conhecimento do lugar onde vivem e de sua situação ambiental, que compreendam que todos desenvolvem o sentimento de pertencimento, considerando-se que um habitante também faz parte do meio e da forma como afeta e é afetado por este. Desse modo, esse relato de experiência retrata os resultados das atividades desenvolvidas a partir do Projeto Pró-Mar, que se dedica à prática de Educação Ambiental não formal, através de ações junto aos cidadãos nas ruas, da interação destes com o meio e de ações de sensibilização. Assim, o objetivo é compreender sentimentos de pertencimento e sensibilização acerca da amplitude do meio ambiente identificado na cidade de Capão da Canoa/RS, litoral norte gaúcho, através da problematização da poluição causada pelos resíduos descartados na praia. Para tanto, foram realizadas ações como limpezas de praias, rodas de conversa, atividades lúdicas e entrevistas, que permitiram uma análise comportamental dos cidadãos em relação à cidade onde moram ou veraneiam. A partir da análise foi possível inferir que os cidadãos têm curiosidade pelo meio em que vivem, contudo, faltam veículos de informação que apresentem esse meio a eles. Em vista disso, pode-se concluir que o sentimento de pertencimento é inerente em cada cidadão, contudo, destaca-se a importância de propor ações que despertem tal sentimento.
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, não-formal. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Brasília, 1999.
GONÇALVES, Ísis Pereira; NOVELLO, Tanise Paula; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka. Educação ambiental no âmbito da gestão de resíduos: estudo em uma escola. Revista Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 148-160, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.11897.19046. Acesso em: 05 jul. 2023.
LOUREIRO Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental Crítica: Princípios Teóricos e Metodológicos. Rio de Janeiro: Hotbook. 2008.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Premissas Teóricas para uma Educação Ambiental Transformadora. Revista Ambiente & Educação, v. 8, n. 1, p.37-57, 2003. Disponível em: https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/897/355. Acesso em: 05 jul. 2023.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; COSSÍO, Mauricio Blanco. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto "O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental". In: MELLO, Soraia Silva; TRAJBER, Rachel. (Orgs.) Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental. Brasília: MEC/UNESCO, 2007. p. 57-64.
PEREIRA, Clarissy Cristina; SILVA, FrancielenKuball; RICKEN, Ingrid; MARCOMIN, Fátima Elizabeti. Percepção e Sensibilização Ambiental como Instrumentos da Educação Ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Ed. Ambient., v. 30. n.2, p. 86-106, 2013. Disponível em: https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5433/3603. Acesso em: 05 jul. 2023.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2006. Coleção Primeiros Passos.
SANTOS, Camila Vargas dos; NOVELLO, Tanise Paula; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka. O uso das águas da lagoa para irrigação de lavouras no interior: Tecendo contribuições para as práticas de educação ambiental. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, v. 10, n. 19, p. 66–90, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21166/rext.v10i19.3223. Acesso em 05 jul. 2023.
SILVA, Leonardo Oliveira da; ALMEIDA, Elinei Araújo de. Percepção Ambiental e Sentimento de Pertencimento em Área de Proteção Ambiental Litorânea no Nordeste Brasileiro. Rev. Eletrônica Mestr. Ed. Ambient., v. 33, n. 1, p. 192-212, 2016. Disponível em: https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5433/3603. Acesso em: 05 jul. 2023.
WEIGEL, Valéria Augusta.; FERREIRA, Ana Rafaela Gonçalves. Educação ambiental em escolas municipais de Manaus/AM. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 1, n. 2, p. 82-99, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/ view/3753. Acesso em 05 jul. 2023.