Trajetórias históricas da educação no Piauí

Auteurs

  • José Marcelo Costa dos Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria do Amparo Borges Ferro Universidade Federal do Piauí- UFPI

DOI :

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12508

Mots-clés :

Brasil, Educação, Piauí, Trajetórias históricas

Résumé

O presente texto apresenta algumas das trajetórias históricas da educação piauiense, no sentido de mostrar aspectos  relativos aos processos e movimentos socais e políticos que marcaram a construção do sistema educacional no estado em questão, do século XVIII ao século XX. O objetivo geral é analisar trajetórias históricas da educação no Piauí, mediante apanhados bibliográficos. Especificamente, buscamos: apresentar aspectos históricos da educação brasileira, com foco no contexto piauiense; discorrer sobre movimentos e políticas de implantação do sistema educacional no Piauí; caracterizar os principais momentos históricos da educação nesse estado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de estudo teórico, do tipo bibliográfico, com base em consultas às obras de autores como: Brito (1996), Ferro (1996), Sousa Neto (2013), Villela (2008; 2000), dentre outros. O estudo mostrou que a questão da educação escolar no Piauí ocorreu a passos lentos e se processou a partir de dilemas, controvérsias e paradoxos entre o instituído e o executado, sendo marcada pela escassez de professores e falta de estrutura nas escolas, além de ineficazes tentativas de implantação da instrução escolar, tornando-se uma questão entre séculos.

Bibliographies de l'auteur

José Marcelo Costa dos Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2020), Mestrado em Educação pela UFPI (2017), Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2013), Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela UFPI (2012), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (2012), Graduação em Letras-Português (2010) pela Universidade Estadual do Piauí, Graduação em Pedagogia (2007) pela UESPI e Habilitação em Magistério pela Escola Normal Francisco Correia (2001). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Práticas da Docência em Língua Portuguesa (UFMA), integra o Observatório de Formação de Professores do Maranhão (UFMA), é pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME-UFPI). Foi professor da UFPI, UESPI, SEDUC-PI e SEDUC/Parnaíba. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão; Atua também como Docente orientador do Programa Residência Pedagógica no referido curso. Linhas de Pesquisa: Formação do Professor de Língua Portuguesa, Prática Pedagógica do Professor de Português, Fundamentos da Educação.

Maria do Amparo Borges Ferro, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Professora Titular da Universidade Federal do Piauí Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1971), mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Exerceu funçao de membro de conselho Ad Hoc do GT História da Educação da (ANPED) Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (2003-2005) , da diretoria regional Nordeste (1999-2001) e do Conselho fiscal (2001-2003) da (SBHE) Sociedade Brasileira de História da Educação da qual é sócia fundadora. Possui participação em comissões organizadoras e comitês científicos de eventos nacionais e internacionais na área. Foi Membro do Conselho Consultivo da Revista Brasileira de História da Educação (2000-2009), ganhadora do prêmio Grandes Educadores Brasileiros 1984-MEC-INEP e do Concurso de Monografias sobre Educação Prioridade Nacional do CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 1983. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, História e Memória. É professora e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI . Foi Vice-Diretora do Centro de Ciências da Educação da UFPI. Tem participação como organizadora e /ou com apresentação de trabalhos em eventos regionais, nacionais e internacionais na área. Tem produzido artigos em obras coletivas e é autora dos livros "Educação e sociedade no Piauí Republicano" e Cazuza e o sonho da escola ideal". Organizadora e autora das coletâneas " História da Educação: novos olhares, velhas questões" e "A educação no tear da História" Coordena o Grupo de Pesquisa NEHME- Núcleo de Educação, História e Memória.

Références

ALMEIDA, Wilson Ricardo Antoniassi. A educação jesuítica no Brasil e o seu legado

para a educação da atualidade. Revista GRIFOS, n. 36/37, 2014, p. 117-126. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/download/2540/1764

Acesso em: 01 abr. 2023.

ALENCASTRE, José Martins Pereira. Memória cronológica, histórica e corográfica da Província do Piauí. 2. ed. Teresina: COMEPI, 1981.

ANDRADE, Antônio Alberto Banha de. A Reforma Pombalina dos Estudos Secundários no Brasil. São Paulo: Saraiva, 1978.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil.

ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BRITO, Itamar de Sousa. História da Educação no Piauí. Teresina: ADUFPI, 1996.

FERRO, Maria do Amparo Borges. Educação e Sociedade no Piauí Republicano. Teresina, 1996. 138 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí.

FONSECA, Marcus Vinícius. População Negra e Educação: o perfil racial das escolas mineiras no século XIX. Belo Horizonte, MG: Editora Mazza, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRANCA, L. O método pedagógico dos Jesuítas: Ratio Studiorum. Rio de Janeiro: AGIR, 1952. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_educacao/pdf/volume_1/art1diva.pdf Acesso em: 14 fev. 2023.

LOPES, Antonio de Pádua Carvalho. Benméritas da instrução: a feminização do magistério primário piauiense. Fortaleza: UFC/PPGE, 1996.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território Plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo: Ática, 2010.

LOWENTHAL, David. Como Conhecemos o Passado: Projeto História (17). São Paulo: EDUC, 1981.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Aulas régias: luz que emana do trono. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, p. 73-89, abr. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Mar/Downloads/3065-Texto%20do%20artigo-7376-1-10-0180423.pdf Acesso em: 15 abr. 2023.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

NÓVOA, Antonio. Do mestre-escola ao professor do ensino primário: subsídios para a história da profissão docente em Portugal (séculos XV-XX). In: Análise Psicológica. 1987, v.3, p. 413- 440.

Disponível em: <http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/2200/1/1987_3_413.pdf>. Acesso em 29 abr. 2023.

PINHEIRO, Cristiane Feitosa. Entre o giz e a viola: práticas educativas do mestre-escola Miguel Guarani, no Vale do Guaribas/PI (1938-1971). Teresina, 2017. 281 p. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUSA NETO, Marcelo de. Entre vaqueiros e fidalgos: sociedade, política e educação no Piauí (1820-1850). Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2013.

VILLELA, Heloísa de O. S. O Mestre-Escola e a Professora. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 95-134.

VILLELA, Heloisa de Oliveira Santos. A Primeira Escola Normal do Brasil. In: ARAUJO,

J.C.S. FREITAS, A.G.B. e LOPES, A. P.C. (Orgs.). As Escolas Normais no Brasil: do Império a República. Campinas: Editora Alínea. 2008.

Publiée

2023-12-22

Comment citer

COSTA DOS SANTOS, J. M.; DO AMPARO BORGES FERRO, M. Trajetórias históricas da educação no Piauí. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–17, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12508. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12508. Acesso em: 23 nov. 2024.