O ensino destinado à infância na primeira escola de Vilhena-RO
reflexões sobre a cultura escolar
DOI :
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12006Mots-clés :
Educação, Infância, Cultura EscolarRésumé
Este estudo objetiva tecer algumas reflexões sobre o início do processo da institucionalização da educação destinada à infância na primeira escola da cidade de Vilhena/RO, durante as décadas de 1960 a 1980, com ênfase na produção da cultura escolar no interior da escola. A metodologia da pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural (NHC) e como instrumentos de pesquisa utilizou-se das fontes documentais de arquivos públicos, fotografias publicadas em acervos públicos digitais e testemunhos orais. Como resultados é possível inferir que na instituição pesquisada o ensino destinado às crianças se limitava à escrita e à leitura e que a escola inculcava normas, princípios e valores nos alunos, a fim de discipliná-los, de forma a ajustá-los ao mundo do trabalho e a adequá-los ao modelo de sociedade que se pretendia construir – visando a ordem e o progresso nacional em consonância com o regime militar da época.
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