INCLUSION IN HIGHER EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.5921Abstract
Este artigo tem como objetivo caracterizar a atuação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) para a permanência dos estudantes com deficiência na Universidade Federal do Acre (UFAC). O estudo consistiu em uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, foi utilizado como método a análise documental e exploratória. Fizeram parte como sujeitos da pesquisa, o coordenador e profissionais do NAI. Como procedimento de coleta de informações foram analisados documentos do NAI sobre os estudantes com deficiência da UFAC, bem como, informações sobre a sua atuação para a inclusão desse público. Também, foi utilizada a entrevista aberta, com o coordenador em exercício do NAI. Como procedimento de análise das informações, os documentos foram organizados em três categorias: a estrutura de funcionamento do NAI; os estudantes com deficiência da UFAC e as ações desenvolvidas pelo NAI para os estudantes com deficiência. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, que apesar do importante trabalho realizado pelo NAI para a inclusão do estudante com deficiência da UFAC, muito ainda precisa ser feito para que esses estudantes tenham a efetivação de seus direitos e a minimização de obstáculos nas condições plenas de participação e aprendizagem, para que dessa forma, possa aumentar as taxas de sucesso acadêmico desses sujeitos.