A pedagogia de projetos desenvolvida em Manaus: um estudo de caso na Escola Indígena Kanata T-ykua

Autores

  • Helenice Aparecida Ricardo Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Raidrine Moçambite Viana Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v4i1.4980

Resumo

O presente artigo apresenta resultados do projeto de pesquisa “A Pedagogia de Projetos desenvolvida em Manaus: Um estudo de caso na Escola Indígena Kanata T-Ykua”, desenvolvido dentro das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O projeto teve como objetivo analisar a relevância e o alcance da Pedagogia de Projetos (PP) na escola indígena Kanata T-Ykua, seus conteúdos teórico-metodológicos e sua relação com a proposta pedagógica emanada da SEMED. A luta dos povos indígenas pelo ensino sistematizado pode ser compreendida como uma das formas de encarar as adversidades da sociedade envolvente, uma vez que a educação ofertada não possui um currículo diferenciado que revitalize e dê continuidade à sua cultura. Foi buscando a melhoria metodológica de suas práticas, que o povo Kambeba da comunidade Três Unidos inseriu a Pedagogia de Projetos no processo educacional da escola regular, visando à melhoria de seus processos socioculturais. Assim, considera-se necessário compreender como se desenvolvem esses projetos de aprendizagem na escola indígena Kanata T-Ykua. Os procedimentos metodológicos aplicados basearam-se no estudo de caso e na pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. Como resultado, a pesquisa evidencia que os projetos são fundamentais para a revitalização e manutenção dos conhecimentos tradicionais do povo Kambeba, o que possibilita o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem dos alunos sobre as temáticas estudadas, valorizando os processos educativos indígenas com a integração do currículo de forma que o fazer pedagógico seja ressignificado.

Palavras-chave: Pedagogia de Projetos; escola indígena; conhecimentos tradicionais.

Biografia do Autor

Helenice Aparecida Ricardo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialista em Geografia do Amazonas pelo Departamento de Geografia (DEGEO) da Universidade Federal do Amazonas(UFAM), Professora de Geografia do curso de Formação de Professores Indígenas (FPI) da Universidade Federal do Amazonas(UFAM)

Publicado

2019-02-15

Como Citar

Ricardo, H. A., & Viana, R. M. (2019). A pedagogia de projetos desenvolvida em Manaus: um estudo de caso na Escola Indígena Kanata T-ykua. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 4(1), 01–16. https://doi.org/10.29280/rappge.v4i1.4980