Produções em educação do campo

reflexões dos resumos das dissertações do PPGEducampo/UFRB

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os questionamentos dos resumos das produções de conhecimento do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB, verificando nos resumos das dissertações que pesquisam a formação de professores, perguntas e respostas, se as perguntas realizadas foram respondidas. Com isso, este trabalho será baseado em cinco dissertações relacionadas à formação de professores das duas turmas já concluídas do mestrado em educação do campo da UFRB nos anos 2013 e 2014. Procurou-se responder a questão: Quais têm sido os questionamentos que aparecem nos resumos das produções de conhecimentos do Mestrado Profissional em Educação do Campo (PPGEducampo) da UFRB? Esses questionamentos estão sendo respondidos? Utilizou-se a pesquisa epistemológica para verificar perguntas e respostas das produções. Como resultado desse trabalho, percebemos que são várias as temáticas e questionamentos relacionados à educação do campo, os processos formativos em Pedagogia da alternância, formação continuada dos professores, proposta da pedagogia Histórico-Crítica na formulação dos currículos e formação de professores. Quanto aos resumos observamos que a maioria deixa explícito o que se pretende pesquisar e as respostas correspondem ao que foi proposto como questão da pesquisa.

Palavras-chave: Produção de Conhecimento; Educação do Campo; Formação de Professores.

Publicado
2021-01-13
Como Citar
da Silva Nascimento, I., & Moraes Garcia, F. (2021). Produções em educação do campo: reflexões dos resumos das dissertações do PPGEducampo/UFRB. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 5(1), 01-12. https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.8242