Produções em educação do campo

reflexões dos resumos das dissertações do PPGEducampo/UFRB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.8242

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os questionamentos dos resumos das produções de conhecimento do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB, verificando nos resumos das dissertações que pesquisam a formação de professores, perguntas e respostas, se as perguntas realizadas foram respondidas. Com isso, este trabalho será baseado em cinco dissertações relacionadas à formação de professores das duas turmas já concluídas do mestrado em educação do campo da UFRB nos anos 2013 e 2014. Procurou-se responder a questão: Quais têm sido os questionamentos que aparecem nos resumos das produções de conhecimentos do Mestrado Profissional em Educação do Campo (PPGEducampo) da UFRB? Esses questionamentos estão sendo respondidos? Utilizou-se a pesquisa epistemológica para verificar perguntas e respostas das produções. Como resultado desse trabalho, percebemos que são várias as temáticas e questionamentos relacionados à educação do campo, os processos formativos em Pedagogia da alternância, formação continuada dos professores, proposta da pedagogia Histórico-Crítica na formulação dos currículos e formação de professores. Quanto aos resumos observamos que a maioria deixa explícito o que se pretende pesquisar e as respostas correspondem ao que foi proposto como questão da pesquisa.

Palavras-chave: Produção de Conhecimento; Educação do Campo; Formação de Professores.

Publicado

13-01-2021

Como Citar

DA SILVA NASCIMENTO, I.; MORAES GARCIA, F. Produções em educação do campo: reflexões dos resumos das dissertações do PPGEducampo/UFRB. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–12, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v5i1.8242. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/8242. Acesso em: 4 dez. 2024.