Educação e democracia: nossos maiores patrimônios

Resumo

O Dossiê Temático “Faculdades e Centros de Educação: histórias e memórias de instituições superiores de formação de professores” foi proposto em comemoração dos 50 anos de criação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). Em vista disso, além das celebrações realizadas no seio da UFAM, a presente edição da Revista Amazônida (Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas) assumiu a tarefa de trazer ao público narrativas sobre o passado e o presente de diferentes instituições que ajudaram a construir a história da educação brasileira.

O momento do jubileu de ouro da FACED deveria ser, portanto, o de mais pura festividade pelo trabalho realizado. Contudo, o contexto atual da educação no Brasil inspira problematizações e necessita da participação de seus especialistas nos debates. São temas como a contínua degradação da profissão docente, diminuição do seu prestígio junto a sociedade, sua composição salarial, suas condições de trabalho, a pressão privada e de determinados gestores públicos por mais e mais EaD na formação básica e superior sem estruturação específica ou adequada, a flexibilização e a desregulamentação dando origem aos contratos instantâneos, oriundos de políticas públicas cujo discurso oficial é o de que O Brasil tem doutor demais.

Biografia do Autor

Fábio Souza Lima, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Atua como professor de História da Educação da Universidade Federal do Amazonas. Mestre e Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ, seguindo a linha de pesquisa História, Sujeitos e Processos Educacionais. Graduado em História pela UFF e em Filosofia pela UFR

Publicado
2020-07-08