Um olhar sobre a contribuição da escola no processo de formação social e na construção da cidadania dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.7008Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar a contribuição dos professores e de uma escola pública da rede estadual de ensino na formação social e cidadã dos alunos do Ensino Fundamental, na cidade de Ituiutaba - MG. Para efetivação deste e em conformidade com os objetivos propostos, optou-se pelos pressupostos teórico-metodológicos de uma pesquisa qualitativa, sustentada nos estudos de Bodgan e Biklen (1991) Minayo (2010) e Chizzotti (2008; 2011). Como estratégia de coleta de dados, utilizou-se a análise documental, por meio do Projeto Político-Pedagógico e o Regimento da escola, um questionário composto por dez questões abertas aplicado para vinte professoras que quiseram participar da pesquisa, e à equipe gestora. Foi realizada também uma roda de conversa com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Pretendeu-se neste estudo, promover uma compreensão sobre como a escola pode contribuir para a formação da cidadania dos alunos em múltiplas dimensões. Muitos impasses são notados em relação ao compromisso da escola e dos professores com a formação social ou as práticas cidadãs contextualizadas no interior do cotidiano escolar. Podemos considerar que a escola sozinha não está preparada para formar alunos atuantes e críticos em uma sociedade injusta e desigual, este é um trabalho coletivo, que deve ser desenvolvido também pela família, pela sociedade, pelas políticas públicas e pelos governantes, num compromisso pelo bem comum. Só assim seremos capazes de formar cidadãos críticos, conscientes, pensantes, capazes de mudar os rumos da sociedade e conduzir os caminhos da humanidade.