Educação e revolução: um estudo comparado entre Lorenzo Milani e Johann Heinrich Pestalozzi
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.5923Resumo
O presente artigo é um estudo comparado (SAVIANI, 2001). Materializa-se a partir da análise comparativa desenvolvida entre duas percepções educativas revolucionárias com desdobramentos metodológicos e pedagógicos. A primeira percepção, materializada numa pequena vila da região de Florença (Itália), pelo padre Lorenzo Milani, entre os anos de 1954 a 1965, estabelece nexos com a segunda percepção, oriunda da reflexão e da prática do pedagogo e educador Johann Heinrich Pestalozzi, entre os anos de 1746 a 1827; como Milani, experienciou na prática a sua teoria pedagógica dirigida às crianças pobres e excluídas, moradoras da aldeia de Stans e Iverdon (Suíça). A partir das análises, nossos resultados demostram que tais práxis educativas denotam, pelo seu caráter visionário, dado o contexto e tempo, um caráter revolucionário, tornando-se fonte inspiradora a qualquer tempo na concepção ou na defesa de uma escola para todos