Avaliação da aprendizagem de escolares com transtorno de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.5218

Resumo

A avaliação da aprendizagem escolar vem sendo alvo de muitas pesquisas, por apresentar-se bastante desafiadora no processo ensino e aprendizagem. Este desafio torna-se ainda maior quando se tratar de alunos que apresentam dificuldades mais acentuadas no processo de aquisição das aprendizagens escolares, como é o caso das crianças com Transtorno de Leitura. Assim, o objetivo principal deste artigo é refletir sobre a avaliação da aprendizagem de escolares com diagnóstico de Transtorno de Leitura. Com vistas a alcançar o objetivo proposto, optou-se por seguir uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo, e como técnica de pesquisa utilizamos a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Caculé-Bahia, e tivemos como sujeitos duas professoras da rede regular de ensino, que acompanham alunos com o diagnóstico de Transtorno de Leitura, em suas salas de aula. Este manuscrito é um recorte do trabalho de conclusão de curso realizado na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XII, no curso de Pedagogia. Percebe-se que as práticas avaliativas nas escolas regulares se configuram muito mais com o ato de examinar do que de avaliar, pois não promovem o saber e tampouco apresentam-se como diagnósticas, mas serve para categorizar o aluno, classifica-lo e por diversas vezes excluí-lo.

Biografia do Autor

Sayonara Miranda Oliveira, Universidade do Minho - Portugal

Professora  Mestre – Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII e Doutoranda pela Universidade do Minho - Portugal

Tmires Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia

Pedagoga (licenciatura) pela Universidade do Estado da Bahia. Membro do grupo de estudos e pesquisa de educação especial inclusiva, vinculado à Linha de Pesquisa Formação Humana e Gestão do Cuidado na Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII - Guanambi - Bahia.

Kleonara Santos Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade (UNEB), Campus VI. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Neuropsicologia (UFBA); Psicopedagogia Clínica e Institucional (FG/BA); Psicomotricidade Aplicada a Educação (FACIG/MG); Docência do Ensino Superior (FACIG/MG); Práticas Pedagógica Interdisciplinares (UNEB); Coordenação Pedagógica (UFBA); Gestão Educacional (FHR/BA). Professora Subst. da Universidade do Estado da Bahia - (UNEB), Campus XII, Guanambi. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire - NEPE/UNEB. Coordenadora da Linha de Pesquisa Formação Humana e a Gestão do Cuidado na Educação (UNEB). Coordenadora Projeto de Extensão: Brinquedoteca (UNEB). Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa em Neurodesenvolvimento e Inclusão (UNEB). Psicopedagoga Clínica na empresa Reabilitá. Tenho experiência na área de Inclusão Escolar; Avaliação e reabilitação cognitiva e psicomotora. Programas do governo Federal, como: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Plano de Ações Articuladas (PAR).

Publicado

2020-02-05

Como Citar

Oliveira, S. M., Silva Santos, . T. ., & Santos Oliveira, K. . (2020). Avaliação da aprendizagem de escolares com transtorno de leitura. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 4(2), 01–14. https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.5218