Avaliação da aprendizagem de escolares com transtorno de leitura
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.5218Resumo
A avaliação da aprendizagem escolar vem sendo alvo de muitas pesquisas, por apresentar-se bastante desafiadora no processo ensino e aprendizagem. Este desafio torna-se ainda maior quando se tratar de alunos que apresentam dificuldades mais acentuadas no processo de aquisição das aprendizagens escolares, como é o caso das crianças com Transtorno de Leitura. Assim, o objetivo principal deste artigo é refletir sobre a avaliação da aprendizagem de escolares com diagnóstico de Transtorno de Leitura. Com vistas a alcançar o objetivo proposto, optou-se por seguir uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo, e como técnica de pesquisa utilizamos a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Caculé-Bahia, e tivemos como sujeitos duas professoras da rede regular de ensino, que acompanham alunos com o diagnóstico de Transtorno de Leitura, em suas salas de aula. Este manuscrito é um recorte do trabalho de conclusão de curso realizado na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XII, no curso de Pedagogia. Percebe-se que as práticas avaliativas nas escolas regulares se configuram muito mais com o ato de examinar do que de avaliar, pois não promovem o saber e tampouco apresentam-se como diagnósticas, mas serve para categorizar o aluno, classifica-lo e por diversas vezes excluí-lo.