MODELOS DE PLANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CURSOS

ALGUMAS PERSPECTIVAS

Autores

  • Claudia Machado Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v3i1.4333

Resumo

Vários autores apresentam modelos de planeamento e desenvolvimento de cursos, considerando diferentes etapas e atividades a realizar. Neste texto centrámos a nossa discussão de alguns modelos de planeamento e desenvolvimento de cursos de modo a facultar ao leitor uma visão das fases a considerar e o que fazer em cada uma delas. Os modelos apresentados servem para ampliar e enriquecer a “visão” sobre planeamento e desenvolvimento de cursos. Porém, cabe aos responsáveis adequar ao contexto e aos objetivos do curso.

Biografia do Autor

Claudia Machado, Universidade de Aveiro

Pós-Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro - Portugal. Doutora em Educação - Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho - Portugal . Mestre em Educação Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho - Portugal e Pós-graduafda em Educação a Distância pelo SENAC - Brasil e em Supervisão Escolar pela UNIVERSO - Brasil. Licenciada em Pedagogia pelo UNICEUMA. 

Faz parte do grupo de pesquisa COLEARN - Colaborative Open Learning (OU - UK). É revisora da Revista OnisCiência e é Mendeley Advisor. Atua na área de educação, com ênfase nas questões relacionadas com a tecnologia educativa nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento profissional contínuo, ambiente virtual de aprendizagem, social media e aplicações móveis. Está atualmente a investigar sobre a utilização das redes sociais pelos estudantes das universidades portuguesas.

Esteve a investigar, no âmbito do doutoramento, a formação de professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi bolsista de doutoramento em Portugal pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pesquisadora visitante no Knowledge Media Institute (KMI) - Open University - Reino Unido, tutora a distância da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo - Brasil, pesquisadora do programa de e-learning da Universidade de Lisboa - Portugal e professora substituta na UNIVIMA em São Luís- Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-27

Como Citar

Machado, C. (2018). MODELOS DE PLANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CURSOS: ALGUMAS PERSPECTIVAS. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 3(1), 03–14. https://doi.org/10.29280/rappge.v3i1.4333