UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS/AM E A FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL

Autores

  • Rudervania Silva Aranha
  • Selma Suely Baçal de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v2i2.4123

Resumo

Este artigo intitulado: um olhar sobre a relação entre a Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM e a Fundação Itaú Social, trata-se da síntese de resultados de pesquisa do mestrado em educação da Universidade Federal do Amazonas. Tem como objetivo analisar o Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (PROEMEM) a ser executado pelo período de 2013 a 2017, tendo em vista a materialidade das políticas neoliberais por meio da relação público e privado estabelecida pelo convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Fundação Itaú Social (FIS). O estudo de caráter crítico apresenta por meio de análise teórica e documental discussão acerca do trabalho dos Tutores Educacionais da Fundação Itaú Social, na rede pública de ensino em Manaus, e questiona as implicações de tal relação para os profissionais que atuam tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental na SEMED. Esses movimentos explicam as conjunturas marcadas pelos organismos internacionais no processo de globalização da reforma educacional, desempenhando o papel ideológico de propagadores dos ideais neoliberais.

Biografia do Autor

Rudervania Silva Aranha

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (2001), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Amazonas (2007). Mestre (2017) em Educação, pela Universidade de Federal do Amazonas.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica, atuando principalmente nos temas: Métodos e Técnicas de Estudo e Trabalho Científico, Didática Geral, Legislação do ensino e Educação Indígena. Desenvolve trabalhos no campo das Políticas Públicas e Educação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação na UFAM, certificado pelo CNPq.

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Professora (Associado 3) da Universidade Federal do Amazonas com atuação no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Desenvolve trabalhos no campo das Políticas Públicas e Educação, sendo líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação na UFAM, certificado pelo CNPq. E-mail: selmabacal@ufam.edu.br.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

ARANHA, R. S.; OLIVEIRA, S. S. B. de. UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS/AM E A FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 69–82, 2018. DOI: 10.29280/rappge.v2i2.4123. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4123. Acesso em: 25 abr. 2024.