RESSIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE CRIANÇA E INFÂNCIA

Autores

  • Jhaina Aryce de Pontes e Souza Universidade Nilton Lins
  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho Universidade do Estado do Amazonas
  • Vallace Chriciano Souza Herran Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.4116

Resumo

Este artigo busca abordar a conceituação dos termos ‘criança’ e ‘infância’ a partir de um percurso histórico, demonstrando como estes eram compreendidos e como se deu a evolução dos estudos acerca do tema até chegarmos ao momento contemporâneo. Esta pesquisa foi desenvolvida para compor a parte inicial de dissertação de mestrado com o tema “Criança: o conhecimento científico como direito na escola”, realizada durante o curso de Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, na Universidade do Estado do Amazonas – UEA em 2017. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica que desencadeou a construção de revisão de literatura sobre os temas. Percebemos a dificuldade em encontrarmos conceitos claros sobre o que seria criança, bem como infância e a valorização à fase da infância como uma etapa que deve ser vivida pela criança, já que esta é um ser ativo e partícipe na construção de suas próprias culturas da infância e da construção do conhecimento.

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Publicado

31-01-2018

Como Citar

DE PONTES E SOUZA, J. A.; MUBARAC SOBRINHO, R. S.; HERRAN, V. C. S. RESSIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE CRIANÇA E INFÂNCIA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 113–129, 2018. DOI: 10.29280/rappge.v1i1.4116. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4116. Acesso em: 5 nov. 2024.