UM NOVO EMERGENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA

Autores

  • Vera Lucia Felicetti Universidade La Salle
  • Dânia Barro
  • Silvio Denicol Júnior
  • Jonathan Mello de Melo

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v2i2.4103

Resumo

Políticas afirmativas veem promovendo a democratização da Educação Superior brasileira. Este artigo objetiva identificar contextos emergentes que envolvem o campo da Educação Superior. Utilizou-se para, pesquisa bibliográfica por meio dos descritores Estudante da Educação Superior, Estudante na Educação Superior, Estudante e a Educação Superior, Aluno da Educação Superior, e Discente da Educação Superior, na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. São apontados, nos trabalhos encontrados, o acesso e permanência de um novo perfil estudantil no campus nas últimas décadas. A importância do acesso à Educação Superior é destacada nas teses e dissertações, porém são elencados fatores que dificultam e, por vezes, inviabilizam a permanência do aluno na graduação. Problemas financeiros, adaptação ao contexto universitário, pouco apoio familiar e dificuldades na aprendizagem são apontados. As conclusões dos trabalhos analisados sinalizam a necessidade da implementação de estratégias de permanência, tendo o acompanhamento ao aluno como cerne no contínuo do curso. Para graduar-se não basta apenas o acesso, mas principalmente, a permanência até a integralização.

Biografia do Autor

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle

Pós-doutorado na Faculdade de Educação da University of Maryland - College Park ? EU com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Fez doutorado no Programa de Pós-Graduação na PUC/RS. Ganhadora da MENÇÃO HONROSA pela Tese de Doutorado na Área da Educação para as melhores teses defendidas no país em 2011, dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Portaria nº 160 Edição 2012. Coordenadora e professora no curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e professora no Curso de Matemática.

Dânia Barro

Docente do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU). Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Silvio Denicol Júnior

Docente da Universidade La Salle. Aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Jonathan Mello de Melo

Graduação em Matemática pelo Centro Universitário La Salle - Canoas(2015). Atualmente é Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves. 

Downloads

Publicado

2018-03-06

Como Citar

FELICETTI, V. L.; BARRO, D.; DENICOL JÚNIOR, S.; MELO, J. M. de. UM NOVO EMERGENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 83–102, 2018. DOI: 10.29280/rappge.v2i2.4103. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4103. Acesso em: 23 abr. 2024.