OS CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL DE MANAUS

ALTERNATIVA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Antonio Carlos Maciel UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Cintia Adélia da Silva Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.3861

Resumo

Esse artigo tem por objetivo delinear um perfil da educação integral em Manaus, a partir da implantação dos Centros Educacionais de Tempo Integral – os CETIs, iniciada em 2010, para verificar se são uma alternativa pública em relação às propostas de tempo integral. Tendo por base a experiência adquirida com os levantamentos realizados em alguns municípios do estado de Rondônia, procedeu-se à aplicação de um survey multifatorial, combinado com uma entrevista de roteiro fechado, com a finalidade de coletar dados sobre o processo de implantação, com ênfase na estrutura, funcionamento e gestão dos Centros. Os resultados aqui apresentados fazem parte do momento inicial (2013), ainda predominantemente quantitativo, de uma pesquisa em andamento sobre a educação integral em Manaus, cujo momento final, predominantemente qualitativo, está previsto para 2017. Assim, são apresentados aqui o perfil do corpo administrativo, docente e gestor, além da estrutura e funcionamento desse modelo de escola concebido especialmente para atender às finalidades da educação de tempo integral, chegando-se à conclusão de que os CETIs caminham a passos largos para alcançar uma educação integral, senão politécnica, pelo menos de tempo integral qualificado!

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Publicado

2018-01-31

Como Citar

MACIEL, A. C.; SILVA, C. A. da. OS CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL DE MANAUS: ALTERNATIVA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 56–79, 2018. DOI: 10.29280/rappge.v1i1.3861. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3861. Acesso em: 26 abr. 2024.