UMA REFLEXÃO DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS EM QUATRO ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.3707

Resumo

O texto em questão, baseado em uma pesquisa de mestrado profissional em Gestão e Políticas Públicas, discute a gestão de resultados em quatro escolas da rede estadual de ensino do município de Borba, no estado do Amazonas. O pano de fundo da discussão é o de que as avaliações em larga escala tornaram-se um importante instrumento para aferir a qualidade do ensino ofertado nas escolas, principalmente para auxiliar o direcionamento de políticas públicas de melhoria da qualidade educacional, o que implica uma reflexão em torno de processos de apropriação dessa política que gera outras políticas públicas de educação. Neste texto analisamos como a gestão conduz o processo de apropriação dos resultados das avaliações em larga escala entre a comunidade escolar e as estratégias utilizadas para promover a reflexão sobre o uso dos resultados e os desafios de melhoria da qualidade do ensino. Sob o aporte teórico da análise de conteúdo foram definidos gestores e professores de Língua Portuguesa e Matemática como sujeitos de pesquisa, entrevistados na perspectiva teórica da entrevista semiestruturada.Com base nos dados da pesquisa constata-se que os gestores se apropriam das informações geradas pelos indicadores, todavia, não é consensual entre os entrevistados que a política pública contribui para a promoção da melhoria da qualidade da educação pública. Verifica-se também que não há uma compreensão de especificidades que constituem o processo de avaliar em larga escala, mas identificam-se mudanças na organização escolar e no trabalho pedagógico docente, sob a justificativa de que é preciso melhorar os indicadores.

Biografia do Autor

Andréa Sebastiana do Rosário Cavalcante Machado, Secretaria de Estado de Educação do Estado do Amazonas

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM - 2003). Especialista em Supervisão Escolar (UCAM - 2009) e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (UNIASSELVI ? 2013). Com experiência na área de Educação, em docência do Ensino Fundamental, Gestão Escolar em Escola de nível Fundamental e Médio, acompanhamento pedagógico nas escolas da rede estadual de ensino no município de Borba-AM. Atualmente exerce a função de Pedagoga na equipe de Educação a Distância Do Centro de Educação Padre José de Anchieta (CEPAN) da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino(SEDUC/AM)

Rosângela Veiga Júlio Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF - 2001), Especialista em Alfabetização e Linguagem (UFJF- 2003) e Mestre em Educação (UFJF- 2007). Atualmente é professora EBTT do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF, Vice-coordenadora da Especialização em Educação no Ensino Fundamental nessa mesma instituição, Bolsista de Pesquisa Institucional IV e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do CAEd/UFJF. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino de História, Geografia e Matemática nos anos iniciais, avaliação em larga escala e Alfabetização. Vice-líder do grupo de pesquisa LINFE, que desenvolve pesquisas nos campos da infância, linguagem e educação. Tem experiência na Educação Básica, no Ensino Superior, no Ensino à Distância, na Coordenação Pedagógica e se interessa pelos temas relacionados a formação do leitor.

Daniel Eveling da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Possui graduação (2007), mestrado (2010) e doutorado (2016) em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de História Contemporânea, com ênfase em História e Literatura, de inícios do século XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: Stendhal e as características grotescas de sua obra; representações da realidade, presentes nos livros de Stendhal; Período Napoleônico; interdisciplinaridades no campo da História; História e Linguagens. Possui ainda interesse e experiência nas questões ligadas a Gestão Escolar e Formação de Gestores, no campo das políticas públicas educacionais, devido a atuação como Assistente de Orientação do Núcleo de Dissertação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

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PROFESSOR 2. Entrevista realiza em 17 de maio de 2016. Borba, 2016. (35:01min).

PROFESSOR 3. Entrevista realiza em 19 de maio de 2016. Borba, 2016. (31:54min).

PROFESSOR 4. Entrevista realiza em 20 de maio de 2016. Borba, 2016. (25:31min).

PROFESSOR 5. Entrevista realiza em 13 de maio de 2016. Borba, 2016. (46:46min).

PROFESSOR 6. Entrevista realiza em 13 de maio de 2016. Borba, 2016. (23:90min).

PROFESSOR 7. Entrevista realiza em 18 de maio de 2016. Borba, 2016. (44:12min).

PROFESSOR 8. Entrevista realiza em 19 de maio de 2016. Borba, 2016. (20:07min).

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Publicado

31-01-2018

Como Citar

CAVALCANTE MACHADO, A. S. do R.; JÚLIO FERREIRA, R. V.; SILVA, D. E. da. UMA REFLEXÃO DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS EM QUATRO ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO AMAZONAS. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 92–112, 2018. DOI: 10.29280/rappge.v1i1.3707. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3707. Acesso em: 22 dez. 2024.