O (DES)ENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E A PROFISSIONALIZAÇÃO – UM DEBATE VICERAL PARA O COENVOLVIMENTO

Autores

  • Rafael Santos Silva Universidade Federal do Ceará
  • Karine Pinheiro de Souza Pinheiro Souza Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.3695

Resumo

O presente estudo apresenta uma  discussão epistemológica sobre a profissionalização da educação, contrapondo com a necessidade de formar para além de adestrar operários para o mercado. Com isso, iniciamos com um debate quantitativo e crítico com base em dados primários e secundários brasileiros referentes aos indicadores de matrícula, ao orçamento executado pelo Ministério da Educação. Com o objetivo de debater o real papel da educação como instrumento do direito social básico, especificando nosso debate sobre o processo de  (des)envolvimento da educação profissional, atrelado ao avanço da técnica pela técnica, num simples processo de industrialização da educação como corretor educativo via controle de conteúdo das determinações mercadológicas por meio da capacitação formal e não essencial. Numa abordagem crítica percebemos que o modelo de gestão se aproxima do modelo de ensino, e nos questionamos como o processo de (de)senvolvimento da educação está atrelado ao modelo de industrialização da educação? Diante desse contexto, apontamos para a força da tecnologia enquanto instrumento mobilizador de mudanças sociais quando associada ao Coenvolvimento, pode se configurar por meio de processos colaborativos e cooperativos e podem fazer emergir novas formas de aprender e ensinar rompendo com a mercantilização da Educação. 

Biografia do Autor

Karine Pinheiro de Souza Pinheiro Souza, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa - Universidade do Minho/Portugal. Mestra em Políticas Públicas e Planejamento - UECE, Especialização em Informática Educativa-UFRGS, graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Ceará - UFC. Coordenou o Projeto Agentes Digitais(UFCVirtual), objeto de estudo no doutorado, foi pesquisadora visitante no Knowledge Media Institute (KMi) - Open University - Reino Unido. Foi orientadora da Célula de Formação de Professores na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC - CE. Atuou na implantação dos Núcleos de Tecnologia Educacional NTE, com Programa PROINFO/MEC, com assessoria para Políticas Públicas em Educação e Tecnologia. Tem experiência formação de professores em projetos interdisciplinares. Atua no desenvolvimento de pesquisas nos temas: inclusão digital, gestão de ambientes virtuais, desing instrucional, projetos digitais. Com vinculo nos grupos de pesquisa: Processos Educacionais, B-learning e inclusão digital ( UEGRS) e Colearn ( KMI/Open University/UK). Com premiação na área de TIC, com o projeto RiverWalk Brasil, parceria com Universidade de Michigan, Edital Economia Criativa na categoria Formação para competências criativas - Ministério da Cultura.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

SILVA, R. S.; SOUZA, K. P. de S. P. O (DES)ENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E A PROFISSIONALIZAÇÃO – UM DEBATE VICERAL PARA O COENVOLVIMENTO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 03–18, 2018. DOI: 10.29280/rappge.v1i1.3695. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3695. Acesso em: 25 abr. 2024.