DA INTERPRETAÇÃO À COMPREENSÃO: PERSPECTIVAS DOS PROCESSOS COGNITIVOS À FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Thaiany Guedes Guedes da Silva Thaiany Guedes: Discente de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Amazonas.
  • Evandro Luiz Ghedin Docente da Universidade Federal do Amazonas.

Resumo

O texto é produto das reflexões desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação, redimensionadas, atualmente, no processo de doutoramento no PPGE - UFAM. Tem como objetivo pensar as fecundidades e limites da mediação dos conhecimentos e saberes desenvolvidos no âmbito da formação contínua em serviço dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da SEMED-AM, a luz dos processos cognitivos da emoção, principalmente, mas não exclusivamente. Desse modo, se ampara nos conhecimentos acerca dos Processos Cognitivos da emoção em sua interlocução com outros sistemas, vislumbrados na perspectiva das Neurociências e Ciência Cognitiva; a Formação de Professores compõe o campo epistemológico da pesquisa, perpassado pela Hermenêutica crítica por sua colaboração enquanto método e receptáculo dos conceitos fundantes da pesquisa: interpretação e compreensão. O texto apresenta os resultados da revisão da literatura nos campos explicitados, que, em síntese, apontam primeiramente para a complexidade da construção de conhecimentos caracterizada pela dualidade da organização e estrutura humana, ao mesmo tempo, biológica e social. Em segundo lugar, considera que a compreensão é a finalidade de todo ato interpretativo, mas que para lograr êxito demanda uma estreita relação de sentidos entre os sujeitos, processo que é inviabilizado na forma de mediação caracterizada pela principal matriz epistemológica das formações, a racionalidade técnica. 

Biografia do Autor

Thaiany Guedes Guedes da Silva, Thaiany Guedes: Discente de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Amazonas.

Thaiany Guedes

Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Doutoranda do PPGE/UFAM.

Evandro Luiz Ghedin, Docente da Universidade Federal do Amazonas.

Evandro Ghedin

Professor da Universidade Federal do Amazonas,licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Especialista em Antropologia (UFAM); Mestre em Educação (UFAM), Doutor em Educação (USP).

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

Guedes da Silva, T. G., & Ghedin, E. L. (2017). DA INTERPRETAÇÃO À COMPREENSÃO: PERSPECTIVAS DOS PROCESSOS COGNITIVOS À FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3551