RED RESOLVEX: UMA FORMAÇÃO PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16984

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, RED

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão sendo inseridas nos âmbitos educacionais, através da necessidade de uma abordagem pedagógica inovadora e interativa para os estudantes, principalmente quando nos referimos a conceitos matemáticos, que ainda possuem um afugentamento apenas às fórmulas. O objetivo deste artigo é analisar os resultados de uma oficina pedagógica com os licenciandos em Matemática da Universidade de Pernambuco, a partir do estágio e docência do Programa de Pós-Graduação em Educação, utilizando a integração das tecnologias em sala de aula e acrescentando formas diferentes de perpassar o conhecimento matemático. A metodologia possui caráter de uma pesquisa aplicada, de natureza exploratória, desenvolvida com a aplicação de uma oficina com o Recurso Educacional Digital (RED), ResolVex, apresentando as funcionalidades, objetivos, aplicabilidade, aspectos positivos e negativos e cenários de aprendizagem. Apresentando os resultados obtidos através de uma atividade avaliativa realizada pelos professores participantes para avaliar o RED para o ensino da Matemática.

Biografia do Autor

Areli Laís do Nascimento Alves, Universidade de Pernambuco

Mestranda no PPGE/UPE Mata Norte, graduada em Licenciatura Plena em Matemática e especialista em Ensino de Matemática. Atua como professora de Matemática na Rede Municipal de Carpina- PE. Sua pesquisa atual é focada na linha de Formação de Professores.

Ernani Martins dos Santos, Universidade de Pernambuco

Professor Associado da UPE - Campus Mata Norte, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, no PROFEI e na graduação em Matemática. Pró-reitor de Graduação.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

ALVES, A. L. do N. .; SANTOS, E. M. dos . RED RESOLVEX: UMA FORMAÇÃO PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–16, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16984. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16984. Acesso em: 6 jan. 2025.