DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AO ENSINO DE HISTÓRIA: VÍNCULOS, CURRÍCULOS E DEBATES
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16981Palavras-chave:
História da Educação;, Ensino de História;, Ensino Fundamental;, Ensino Superior.Resumo
Este trabalho propõe reflexões sobre os princípios fundamentais do ensino de história previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por outro lado, o ensino de história da educação nos cursos de licenciatura plena. Para tal, debruça-se sobre pontos estratégicos da BNCC e analisa, em seguida, a ementa da disciplina “História da Educação” da Universidade Estadual de Santa Cruz – nos cursos em que ela compõe o currículo - um exame pertinente à área de atuação na qual nos inserimos. O pressuposto defendido é que as mudanças ocorridas nesse último campo podem apontar caminhos para a efetivação de um ensino de história crítico e reflexivo nas etapas do Ensino Fundamental, auxiliando na proposição de novos temas para a sala de aula que valorizem a diversidade, a pluralidade - aspectos democráticos da educação a partir do entendimento da função da escola pública em nossa sociedade.
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