DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AO ENSINO DE HISTÓRIA: VÍNCULOS, CURRÍCULOS E DEBATES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16981

Palavras-chave:

História da Educação;, Ensino de História;, Ensino Fundamental;, Ensino Superior.

Resumo

Este trabalho propõe reflexões sobre os princípios fundamentais do ensino de história previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por outro lado, o ensino de história da educação nos cursos de licenciatura plena. Para tal, debruça-se sobre pontos estratégicos da BNCC e analisa, em seguida, a ementa da disciplina “História da Educação” da Universidade Estadual de Santa Cruz – nos cursos em que ela compõe o currículo - um exame pertinente à área de atuação na qual nos inserimos. O pressuposto defendido é que as mudanças ocorridas nesse último campo podem apontar caminhos para a efetivação de um ensino de história crítico e reflexivo nas etapas do Ensino Fundamental, auxiliando na proposição de novos temas para a sala de aula que valorizem a diversidade, a pluralidade - aspectos democráticos da educação a partir do entendimento da função da escola pública em nossa sociedade.

Biografia do Autor

Raquel Freire Bonfim, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Discente do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação (PPGE/UESC). Bolsista PROBOL/UESC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação.

Cintia Borges de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (ProPEd/UERJ). Docente permanente e coordenadora do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação (PPGE/UESC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED/UESC).

 

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

BONFIM, R. F. .; ALMEIDA, C. B. de . DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AO ENSINO DE HISTÓRIA: VÍNCULOS, CURRÍCULOS E DEBATES. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–19, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16981. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16981. Acesso em: 6 jan. 2025.