PEDAGOGIA SOCIALISTA NO SISTEMA DE JUSTIÇA JUVENIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.16155

Palavras-chave:

Jovens, Ato Infracional, Pedagogia Socialista

Resumo

O presente artigo teve como objetivos apresentar e discutir as contribuições da pedagogia socialista na Justiça Juvenil no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa é pautada no materialismo histórico-dialético, de modo que buscamos superar os modelos educacionais tradicionais, repressivos e tecnicistas que têm sido utilizados hegemonicamente na educação dos adolescentes e dos jovens em conflito com a lei em nosso país. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de restituição dos direitos fundamentais dos jovens infratores, mormente o ensino escolar enquanto bem comum de todos, que incide na transmissão e na assimilação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, transformados em elementos ativos de luta política na superação da sociedade de classes.

Biografia do Autor

Julio Cesar Francisco, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Durante o doutorado, realizou pesquisa no Conservatoire National des Arts et Métiers (Cnam), em Paris, França. Concluiu dois pós-doutorados em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a supervisão de Dermeval Saviani. Atualmente, é pesquisador associado ao grupo de pesquisa “Éducation Familiale et Interventions Sociales auprès des Familles (Efis)” da Université Paris Nanterre, França, e membro do grupo de pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR)” na UNICAMP. É financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo nº 2022/00610-2. E-mail: socioeducativo.julio@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2220-7339. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9980543861452378.

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

FRANCISCO, J. C. PEDAGOGIA SOCIALISTA NO SISTEMA DE JUSTIÇA JUVENIL. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–21, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.16155. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16155. Acesso em: 21 nov. 2024.