AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: NOTAS SISTEMÁTICAS SOBRE DIFERENTES CONCEPÇÕES NA LITERATURA

Autores

  • Millena Raianny Xavier da Silva
  • Tadeu Lucas de Lavor Filho Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

A questão da aprendizagem é atravessada pelo afeto como dispositivo conceitual operante nos processos educativos, e mais do que isso, está imbuído nas metodologias e precisa ser problematizado nas atividades pedagógicas que facilitem o desenvolvimento afetivo-cognitivo dos educandos. O presente artigo tem como objetivo compreender a produção de afetividade como uma prática subjetivadora engendrada nos processos educativos. Metodologicamente, foi realizado uma busca dos últimos 5 anos (2014- 2019) de artigos científicos na Plataforma de Periódico Capes. Foram selecionados apenas produções em português e com abrangência brasileira. Foram recuperados n=45 estudos e destes foram incluídos n=7 na análise final. Os estudos evidenciaram o conceito de afetividade como uma a) polissemia teórica e uma b) aplicação nos processos educativos. Portanto, os estudos apontam para a potência da afetividade no processo educativo, de modo a estimular na busca pelo conhecimento e assim contribuir no desenvolvimento integral do sujeito, e defendem que a afetividade é essencial para a aprendizagem.

Palavras-chave: Afetividade. Processo educativo. Educação. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Millena Raianny Xavier da Silva

Psicóloga. Residente na Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde do Recife. Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5163-1844.

Tadeu Lucas de Lavor Filho , Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando e Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Ceará - UFC (Bolsista FUNCAP), Fortaleza-CE, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Colaborador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Extensionista no Projeto É da Nossa Escola que falamos (UFC). Membro do Corpo Editorial da Revista África e Africanidades. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894. Bolsista FUNCAP.

Downloads

Publicado

2021-07-01