AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: NOTAS SISTEMÁTICAS SOBRE DIFERENTES CONCEPÇÕES NA LITERATURA
要旨
A questão da aprendizagem é atravessada pelo afeto como dispositivo conceitual operante nos processos educativos, e mais do que isso, está imbuído nas metodologias e precisa ser problematizado nas atividades pedagógicas que facilitem o desenvolvimento afetivo-cognitivo dos educandos. O presente artigo tem como objetivo compreender a produção de afetividade como uma prática subjetivadora engendrada nos processos educativos. Metodologicamente, foi realizado uma busca dos últimos 5 anos (2014- 2019) de artigos científicos na Plataforma de Periódico Capes. Foram selecionados apenas produções em português e com abrangência brasileira. Foram recuperados n=45 estudos e destes foram incluídos n=7 na análise final. Os estudos evidenciaram o conceito de afetividade como uma a) polissemia teórica e uma b) aplicação nos processos educativos. Portanto, os estudos apontam para a potência da afetividade no processo educativo, de modo a estimular na busca pelo conhecimento e assim contribuir no desenvolvimento integral do sujeito, e defendem que a afetividade é essencial para a aprendizagem.
Palavras-chave: Afetividade. Processo educativo. Educação. Aprendizagem.