Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Apresentação
APRESENTAÇÃO: DOSSÍÊ O ensino da Fenomenologia e sua imbricação com a Psicologia no Brasil
Objetivo: Apresentar a pluridimensionalidade da Fenomenologia e sua importância na formação em Psicologia no Brasil
Normas para publicação
- Cada autor poderá apresentar no máximo 3 trabalhos.
- Os originais submetidos para publicação deverão ser elaborados em processador de texto (Windows, Word). Os autores deverão enviar os artigos para o e-mail institucional do editor do dossiê da revista: ewertonhelder@ufam.edu.br ou ewertonhelder@gmail.com .
- A revista aceita quatro tipos de manuscritos: Estudos teóricos ou históricos (limitados a 25 laudas), relatos de pesquisa (limitados a 25 laudas), revisões sistemáticas da literatura (limitados a 25 laudas), estudos de caso (limitados a 20 laudas).
- O manuscrito deve ser elaborado em formato doc ou docx, Todas as páginas devem ter entrelinhamento 1,5 e entre parágrafos, fonte Times New Roman, corpo 12. Configuração da página A4. Margens 2,5cm (esquerda, direita, superior e inferior). Recuo da primeira linha 1,25cm.
- Os subtítulos dos artigos devem estar em negrito.
- Para os endereços eletrônicos informados no item 1, deverão anexar-se dois arquivos separados onde constem os seguintes elementos: arquivo 1: título do artigo; nome e enquadramento institucional do(s) autor(es); e-mail de todos os autores e número de ORCID (orcid.org); arquivo 2: título do artigo; resumo, abstract, resumo ou résumé (com um máximo de 250 palavras); palavras-chave e Keywords (no mínimo três e no máximo de 6, separadas por ponto e vírgula e após a última palavra, ponto final) preferencialmente derivadas da Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (disponível em bvs-psi.org.br) e o corpo do artigo com introdução, desenvolvimento (sub títulos) , considerações finais e referências.
- Relato de pesquisa, revisão sistemática de literatura e estudo de caso devem conter: Título em português, inglês e espanhol ou francês, Resumo, Abstract, Resumo ou Résumé, Introdução, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências.
- Figuras, quadros e tabelas devem ser inseridos no sentido de tornar claro o texto. Uso de nota de rodapé se for imprescindível.
- As referências deverão seguir as orientações American Psychological Association – APA 7ª edição. Lembrar que as normas atuais da APA exigem a inclusão do número DOI das publicações utilizadas. Entrelinhamento simples, deixando linha simples entre as referências. Título do livro ou nome e volume do periódico devem estar em itálico.
- Os artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos respectivos autores.
- Os originais aceitos para publicação são propriedade editorial da Revista/EDUA. Qualquer reprodução integral ou parcial dos mesmos apenas pode ser efetuada após autorização escrita da Comissão de Redação/EDUA.
- Fica entendido que os trabalhos aceitos estarão sujeitos à revisão editorial. Qualquer modificação substancial no texto será submetida aos autores.
Sumário
Ano 11, Vol XXII, Número 2, jul-dez, 2018, Pág. 4-5.
Sumário
APRESENTAÇÃO 1
Suely A. do N. Mascarenhas
APRESENTAÇÃO TEMÁTICA ESPECIAL PSICOLOGIA SOCIAL E RURALIDADES 2-3
Ana Cecília Oliveira Silva &Marcelo Gustavo Aguilar Calegare
CARTOGRAFIA EM um CONTEXTO RURBANO: ANÁLISE DA RELIGIÃO EVANGÉLICA EM PARACAMBI-RJ 8-29
Maicon da Silva Moreira & Ronald Clay dos Santos Ericeira
ENTRE SONHOS, DESEJOS E INCERTEZAS: CARTOGRAFIA DE ENCONTROS COM JOVENS RURAIS 30-46
Vanessa de Souza, Irme Salete Bonamigo & Olivia Tenutti de Oliveira Rossoni
MULHERES E RURALIDADE(S): NOMEAÇÕES E SENTIDOS EM MOVIMENTO 47-69
Lucas Luis de Faria & Jacy Côrrea Curado
O COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL NA ESCOLA, REPRESENTAÇÕES DAS VIOLÊNCIAS ENTRE O RURAL E O URBANO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEORIA DE WINNICOTT 70-97
Ana Paula Serpa Corrêa, Marina Fonseca de Souza, Tarcilla Silva dos Passos & Wanderley da Silva
VIOLÊNCIA VIVIDA POR JOVENS RURAIS: ENFRENTAMENTOS E SUAS TÁTICAS DE RESISTÊNCIA 98-120
Julyanna de Melo Ribeiro, Saulo Luders Fernandes & Érika Cecília Soares Oliveira
OS SENTIDOS DO TRABALHO CAMPONÊS NA PRODUÇÃO DE TABACO: SUBMISSÃO NOS MARCOS DA AGRICULTURA CAPITALISTA 121-148
Marcela Pereira Rosa & Bernardo Parodi Svartman
Caracterização socioeconômica das famílias participantes de um programa de habitação de interesse social no Complexo Colônia Antônio Aleixo – Manaus (AM) 149-168
Jéssica de A. Garcia, Elane de Azevedo Pires & Marcelo Gustavo Aguilar Calegare
A PRODUÇÃO SOCIOPOLÍTICA DO SOFRIMENTO EM UMA OCUPAÇÃO URBANA 169-187
Bruno Rudar Teixeira Vasconcelos & Cláudia Regina Brandão Sampaio
UM OLHAR SOBRE O FEMININO:O QUE ENSINA A CUNHÃ-PORANGA DOBOI-BUMBÁ CAPRICHOSO? 188-206
Ericky da Silva Nakanome & Adan Renê Pereira da Silva
DEPRESSÃO E VÍNCULO MATERNO: OS DESCAMINHOS DA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ 207-221
Fabiane Rodrigues Fonseca & Denise Machado Duran Gutierrez
PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A SEXUALIDADE POR UMA JOVEM COM PARAPLEGIA CONGÊNITA 222-247
Silvia Rodrigues Cavalcanti Alves & Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS PARENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO DE LITERATURA 282-309
Michelle França Dourado Neto Pires, Antonio Roazzi, Alexsandro Medeiros do Nascimento, Bruno Campello de Souza & Suely A. do N. Mascarenhas
AS IMPLICAÇÕES DA VINCULAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA 310-327
Dora Pereira, Rosa Castro & Sandra Carvalho
MAPEAMENTO DO ATENDIMENTO PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL: ESTUDOS INTRODUTÓRIOS NA CIDADE DE MANAUS 328-349
Consuelena Lopes Leitão
EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO: A PIRÂMIDE ALIMENTAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA 350-362
Larissa de Souza Saldanha, Lisandra Vieira Rosas, Renato Abreu Lima, Tales Vinícius Marinho de Araújo & João Paulo Montalvão Silva
RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: A INFLUÊNCIA DOS PAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ATALAIA DO NORTE-AM 363-383
Manuel Saldanha Barbosa, Josenildo Santos de Souza, Maria Francisca Nunes de Souza, Maria Auxiliadora dos Santos Coelho, Renato Abreu Lima & Larissa de Souza Saldanha
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES CONCLUDENTES DO ESTÁGIO EM MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL SOBRE SUA FORMAÇÃO: UMA APROXIMAÇÃO AO ESTUDO DO TEMA NA AMAZONIA BRASILEIRA (AMAZONAS) 384-398
Heliana Leite Feijó Leite & Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas