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Apresentação
APRESENTAÇÃO: TEMAS LIVRES EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
Com entusiasmo, alegria e gratidão aos colaboradores e leitores apresentamos o atual volume da Revista AMAzônica que nesta edição reúne 18 trabalhos inéditos de pesquisadores do Brasil e do exterior.
Os artigos científicos aqui registrados são resultados de pesquisas nos campos da psicologia e da educação de onde se derivaram os seguintes títulos: CARTOGRAFIA EM um CONTEXTO RURBANO: ANÁLISE DA RELIGIÃO EVANGÉLICA EM PARACAMBI-RJ; ENTRE SONHOS, DESEJOS E INCERTEZAS: CARTOGRAFIA DE ENCONTROS COM JOVENS RURAIS;MULHERES E RURALIDADE(S): NOMEAÇÕES E SENTIDOS EM MOVIMENTO; O COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL NA ESCOLA, REPRESENTAÇÕES DAS VIOLÊNCIAS ENTRE O RURAL E O URBANO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEORIA DE WINNICOTT;VIOLÊNCIA VIVIDA POR JOVENS RURAIS: ENFRENTAMENTOS E SUAS TÁTICAS DE RESISTÊNCIA; OS SENTIDOS DO TRABALHO CAMPONÊS NA PRODUÇÃO DE TABACO: SUBMISSÃO NOS MARCOS DA AGRICULTURA CAPITALISTA; Caracterização socioeconômica das famílias participantes de um programa de habitação de interesse social no Complexo Colônia Antônio Aleixo – Manaus (AM); A PRODUÇÃO SOCIOPOLÍTICA DO SOFRIMENTO EM UMA OCUPAÇÃO URBANA; UM OLHAR SOBRE O FEMININO: O QUE ENSINA A CUNHÃ-PORANGA DO BOI-BUMBÁ CAPRICHOSO? DEPRESSÃO E VÍNCULO MATERNO: OS DESCAMINHOS DA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ; A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A SEXUALIDADE POR UMA JOVEM COM PARAPLEGIA CONGÊNITA;A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS PARENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO DE LITERATURA; AS IMPLICAÇÕES DA VINCULAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA; MAPEAMENTO DO ATENDIMENTO PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL: ESTUDOS INTRODUTÓRIOS NA CIDADE DE MANAUS; EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO: A PIRÂMIDE ALIMENTAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA; RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: A INFLUÊNCIA DOS PAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ATALAIA DO NORTE-AM e PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES CONCLUDENTES DO ESTÁGIO EM MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL SOBRE SUA FORMAÇÃO: UMA APROXIMAÇÃO AO ESTUDO DO TEMA NA AMAZONIA BRASILEIRA (AMAZONAS).
Aos pesquisadores e pesquisadores responsáveis pelos trabalhos nossas felicitações e aos estudantes e pesquisadores interessados nas pesquisas aqui publicadas, desejamos boa leitura e aos colaboradores do projeto desde 2008 (comissão científica e corpo editoria) até a atualidade nossa profunda gratidão pois celebramos 11 anos de existência.
Início do inverno Amazônico de 2018-2019.
Apresentação dossiê Psicologia Social e Ruralidades
Ana Cecília Oliveira Silva (UFTM)
Marcelo Gustavo Aguilar Calegare (UFAM)
Este dossiê temático é fruto de trabalhos apresentados no GT Psicologia Social e Ruralidades, que aconteceu durante o XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), entre 01 a 04 de novembro de 2017, em Uberlândia/MG. Essa edição do GT foi organizada por Ana Cecília Oliveira Silva (UFTM), Marcelo Gustavo Aguilar Calegare (UFAM) e Rosa Cristina Monteiro (UFRRJ), contando com a apresentação de 14 trabalhos. Destes, seis foram selecionados para compor o dossiê e tiveram aprovação por dois pareceristas ad hoc.
A primeira edição do GT durante um evento da Abrapso aconteceu no XVIII Encontro Nacional, em novembro de 2015, em Fortaleza/CE. Em seguida, parte desses professores, alunos e interessados nessa temática se reuniu novamente durante o II Congresso Latino-Americano de Psicologia Rural, em outubro de 2016, em Seropédica/RJ. Na sequência, em encontro da regional Norte e Nordeste, em novembro de 2016, em Boa Vista/RR, também tivemos a oportunidade de nos reunirmos para discutir temas unindo questões psicossociais e do mundo rural (CALEGARE, 2017) – este último entendido como um lugar de vida (WANDERLEY, 2010). Além desses eventos da Abrapso, outros congressos e simpósios têm recebido GTs, oficinas e workshops direcionados à articulação desses campos, não sendo, portanto, uma exclusividade da Psicologia Social. No Brasil, temos tido a clareza que as temáticas rurais são interdisciplinares, chamando tanto áreas da Psicologia em geral, quanto de diversas outras ciências afins (GONÇALVES et al., 2016).
O interesse pelas temáticas rurais vem crescendo de modo mais expressivo dentro da Psicologia Social há menos de uma década, apesar dos primeiros trabalhos que configuraram a Psicologia Social Comunitária no Brasil terem ocorrido tanto em comunidades urbanas quanto rurais. Um dos motivos que tem feito despertar a importância desse campo de estudos é a recente interiorização dos cursos e da profissão dos psicólogos, que estão tendo que trabalhar em municípios pequenos e, consequentemente, com questões ligadas ao mundo rural (CALEGARE, 2015).
Na nossa especificidade da Psicologia Social, temos entendido que nos diferentes ambientes rurais há processos psicossociais peculiares e também compartilhados, que têm caracterizado as ruralidades no Brasil. Assim, falamos em ruralidades para nos referirmos às relações humanas modeladas pelas vivências e representações de um certo espaço, seja imaginado ou concreto, que são permeados pelo cruzamento de distintos aspectos (geofísicos, psicopolíticos, socioculturais, etc.) e que configuram práticas sociais, identidades e universos simbólicos (CALEGARE, 2017).
A partir dessa compreensão, neste dossiê apresentamos o artigo de Moreira e Ericeira, que analisa a expansão da religião evangélica em uma cidade pequena no interior do Rio de Janeiro, mostrando que à medida que os espaços rurais foram sendo urbanizados, as igrejas católicas perderam fieis para as igrejas evangélicas pentecostais. No artigo de Souza, Bonamigo e Rossini, as autoras analisaram a compreensão de jovens rurais do oeste catarinense a respeito da permanência no campo ou migração à cidade, mostrando que seus projetos de vida e estratégias familiares conduzem à vida fora da agricultura. No artigo de Faria e Curado, abordam-se os sentidos e nomeações de mulheres de assentamento rurais no interior do Mato Grosso do Sul, em que se valorizaram a organização coletiva, as experiências de resistência, a união, a família, a comunidade, o artesanato e a saúde. O artigo de Corrêa, Souza, Passos e Silva se analisou o comportamento antissocial em escola em bairro periférico da região metropolitana do Rio de Janeiro, fruto de representações do rural e urbano, adotando-se a perspectiva teórica de Winnicott. O artigo de Ribeiro, Fernandes e Oliveira faz um estudo a respeito da violência vivida por jovens no agreste alagoano, bem como as formas de resistência, mostrando que as políticas públicas não reconhecem as vivências e modos de vida desses jovens. Por fim, no de Rosa e Svartman se pesquisou os sentidos do trabalho camponês na produção do tabaco com família do interior do Paraná, mostrando que o trabalho se restringe à geração de renda, e não necessariamente a um modo de vida rural.
Consideramos que este dossiê reflete a multiplicidade do que vem sendo construído dentro das análises da Psicologia Social e das ruralidades, uma vez que apresenta trabalhos com uma diversidade em termos de temática - religiosidade, questões de gênero, urbanização, juventudes, produção agrícola; e de contextos de ruralidades - regiões periféricas em processo de urbanização, o agreste, assentamentos rurais, pequenas propriedades rurais. Há ainda uma ampla representação de regiões do país, com suas caracterizações distintas de formas de vida e de produção no campo, além de abordagens sob perspectivas teóricas de análise distintas.
Esperamos, assim, tornar público os trabalhos discutidos no GT Psicologia Social e Ruralidades, de modo que mais pesquisadores, professores, alunos e interessados na articulação de problemáticas rurais e psicossociais possam encontrar produções e subsídios. Nosso desejo é que o mundo rural ganhe seu devido destaque e importância, pois é dele que vivemos e nele há uma riqueza sociocultural inestimável.
Referências
CALEGARE, M. G. A. Rural-urbano, estudos rurais e ruralidades: saberes necessários à Psicologia Social. In: LIMA, A. F.; ANTUNES, D. C.; CALEGARE, M. G. A. (Orgs.). A Psicologia Social e os atuais desafios ético-políticos no Brasil. Porto Alegre: Abrapso editora, 2015. p. 473-457.
CALEGARE, M. G. A. Rumo a uma abordagem psicossocial da florestalidade (ruralidade) amazônica. In: RASERA, E. F; PEREIRA, M. S.; GALINDO, D. (Orgs.). Democracia participativa, estado e laicidade? Psicología social e enfrentamentos em tempos de exceção. Porto Alegre: Abrapso Editora, 2017. p. 285-300.
GONÇALVES, B. S.; LANDINI, F., LEITE, J.; CALEGARE, M. G. A.; MONTEIRO, R. C. Construyendo un abordaje psicosocial de la ruralidad desde América Latina: contribuiciones desde el 2do Congreso Latinoamericano de Psicología Rural [Editorial]. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, v. 7, n. 12, p. 6-16, 2016.
WANDERLEY, M. N. B. A Sociologia Rural na América Latina: produção de conhecimento e compromisso com a sociedade. Revista Alasru, n. 5, p. 17-44, 2010.
Sumário
Ano 11, Vol XXII, Número 2, jul-dez, 2018, Pág. 4-5.
Sumário
APRESENTAÇÃO 1
Suely A. do N. Mascarenhas
APRESENTAÇÃO TEMÁTICA ESPECIAL PSICOLOGIA SOCIAL E RURALIDADES 2-3
Ana Cecília Oliveira Silva &Marcelo Gustavo Aguilar Calegare
CARTOGRAFIA EM um CONTEXTO RURBANO: ANÁLISE DA RELIGIÃO EVANGÉLICA EM PARACAMBI-RJ 8-29
Maicon da Silva Moreira & Ronald Clay dos Santos Ericeira
ENTRE SONHOS, DESEJOS E INCERTEZAS: CARTOGRAFIA DE ENCONTROS COM JOVENS RURAIS 30-46
Vanessa de Souza, Irme Salete Bonamigo & Olivia Tenutti de Oliveira Rossoni
MULHERES E RURALIDADE(S): NOMEAÇÕES E SENTIDOS EM MOVIMENTO 47-69
Lucas Luis de Faria & Jacy Côrrea Curado
O COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL NA ESCOLA, REPRESENTAÇÕES DAS VIOLÊNCIAS ENTRE O RURAL E O URBANO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEORIA DE WINNICOTT 70-97
Ana Paula Serpa Corrêa, Marina Fonseca de Souza, Tarcilla Silva dos Passos & Wanderley da Silva
VIOLÊNCIA VIVIDA POR JOVENS RURAIS: ENFRENTAMENTOS E SUAS TÁTICAS DE RESISTÊNCIA 98-120
Julyanna de Melo Ribeiro, Saulo Luders Fernandes & Érika Cecília Soares Oliveira
OS SENTIDOS DO TRABALHO CAMPONÊS NA PRODUÇÃO DE TABACO: SUBMISSÃO NOS MARCOS DA AGRICULTURA CAPITALISTA 121-148
Marcela Pereira Rosa & Bernardo Parodi Svartman
Caracterização socioeconômica das famílias participantes de um programa de habitação de interesse social no Complexo Colônia Antônio Aleixo – Manaus (AM) 149-168
Jéssica de A. Garcia, Elane de Azevedo Pires & Marcelo Gustavo Aguilar Calegare
A PRODUÇÃO SOCIOPOLÍTICA DO SOFRIMENTO EM UMA OCUPAÇÃO URBANA 169-187
Bruno Rudar Teixeira Vasconcelos & Cláudia Regina Brandão Sampaio
UM OLHAR SOBRE O FEMININO:O QUE ENSINA A CUNHÃ-PORANGA DOBOI-BUMBÁ CAPRICHOSO? 188-206
Ericky da Silva Nakanome & Adan Renê Pereira da Silva
DEPRESSÃO E VÍNCULO MATERNO: OS DESCAMINHOS DA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ 207-221
Fabiane Rodrigues Fonseca & Denise Machado Duran Gutierrez
PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A SEXUALIDADE POR UMA JOVEM COM PARAPLEGIA CONGÊNITA 222-247
Silvia Rodrigues Cavalcanti Alves & Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS PARENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO DE LITERATURA 282-309
Michelle França Dourado Neto Pires, Antonio Roazzi, Alexsandro Medeiros do Nascimento, Bruno Campello de Souza & Suely A. do N. Mascarenhas
AS IMPLICAÇÕES DA VINCULAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA 310-327
Dora Pereira, Rosa Castro & Sandra Carvalho
MAPEAMENTO DO ATENDIMENTO PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL: ESTUDOS INTRODUTÓRIOS NA CIDADE DE MANAUS 328-349
Consuelena Lopes Leitão
EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO: A PIRÂMIDE ALIMENTAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA 350-362
Larissa de Souza Saldanha, Lisandra Vieira Rosas, Renato Abreu Lima, Tales Vinícius Marinho de Araújo & João Paulo Montalvão Silva
RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: A INFLUÊNCIA DOS PAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ATALAIA DO NORTE-AM 363-383
Manuel Saldanha Barbosa, Josenildo Santos de Souza, Maria Francisca Nunes de Souza, Maria Auxiliadora dos Santos Coelho, Renato Abreu Lima & Larissa de Souza Saldanha
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES CONCLUDENTES DO ESTÁGIO EM MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL SOBRE SUA FORMAÇÃO: UMA APROXIMAÇÃO AO ESTUDO DO TEMA NA AMAZONIA BRASILEIRA (AMAZONAS) 384-398
Heliana Leite Feijó Leite & Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas