投稿
投稿前の確認リスト
投稿プロセスの1つとして、著者は投稿物が以下のすべての事項を満たしていることを確認する必要があります。これらのガイドラインに従っていないと投稿物は著者の元に返されます場合があります。- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Apresentação
APRESENTAÇÃO: DOSSÍÊ O ensino da Fenomenologia e sua imbricação com a Psicologia no Brasil
Objetivo: Apresentar a pluridimensionalidade da Fenomenologia e sua importância na formação em Psicologia no Brasil
Normas para publicação
- Cada autor poderá apresentar no máximo 3 trabalhos.
- Os originais submetidos para publicação deverão ser elaborados em processador de texto (Windows, Word). Os autores deverão enviar os artigos para o e-mail institucional do editor do dossiê da revista: ewertonhelder@ufam.edu.br ou ewertonhelder@gmail.com .
- A revista aceita quatro tipos de manuscritos: Estudos teóricos ou históricos (limitados a 25 laudas), relatos de pesquisa (limitados a 25 laudas), revisões sistemáticas da literatura (limitados a 25 laudas), estudos de caso (limitados a 20 laudas).
- O manuscrito deve ser elaborado em formato doc ou docx, Todas as páginas devem ter entrelinhamento 1,5 e entre parágrafos, fonte Times New Roman, corpo 12. Configuração da página A4. Margens 2,5cm (esquerda, direita, superior e inferior). Recuo da primeira linha 1,25cm.
- Os subtítulos dos artigos devem estar em negrito.
- Para os endereços eletrônicos informados no item 1, deverão anexar-se dois arquivos separados onde constem os seguintes elementos: arquivo 1: título do artigo; nome e enquadramento institucional do(s) autor(es); e-mail de todos os autores e número de ORCID (orcid.org); arquivo 2: título do artigo; resumo, abstract, resumo ou résumé (com um máximo de 250 palavras); palavras-chave e Keywords (no mínimo três e no máximo de 6, separadas por ponto e vírgula e após a última palavra, ponto final) preferencialmente derivadas da Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (disponível em bvs-psi.org.br) e o corpo do artigo com introdução, desenvolvimento (sub títulos) , considerações finais e referências.
- Relato de pesquisa, revisão sistemática de literatura e estudo de caso devem conter: Título em português, inglês e espanhol ou francês, Resumo, Abstract, Resumo ou Résumé, Introdução, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências.
- Figuras, quadros e tabelas devem ser inseridos no sentido de tornar claro o texto. Uso de nota de rodapé se for imprescindível.
- As referências deverão seguir as orientações American Psychological Association – APA 7ª edição. Lembrar que as normas atuais da APA exigem a inclusão do número DOI das publicações utilizadas. Entrelinhamento simples, deixando linha simples entre as referências. Título do livro ou nome e volume do periódico devem estar em itálico.
- Os artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos respectivos autores.
- Os originais aceitos para publicação são propriedade editorial da Revista/EDUA. Qualquer reprodução integral ou parcial dos mesmos apenas pode ser efetuada após autorização escrita da Comissão de Redação/EDUA.
- Fica entendido que os trabalhos aceitos estarão sujeitos à revisão editorial. Qualquer modificação substancial no texto será submetida aos autores.
Sumário
Ano 11, Vol XXII, Número 2, jul-dez, 2018, Pág. 4-5.
Sumário
APRESENTAÇÃO 1
Suely A. do N. Mascarenhas
APRESENTAÇÃO TEMÁTICA ESPECIAL PSICOLOGIA SOCIAL E RURALIDADES 2-3
Ana Cecília Oliveira Silva &Marcelo Gustavo Aguilar Calegare
CARTOGRAFIA EM um CONTEXTO RURBANO: ANÁLISE DA RELIGIÃO EVANGÉLICA EM PARACAMBI-RJ 8-29
Maicon da Silva Moreira & Ronald Clay dos Santos Ericeira
ENTRE SONHOS, DESEJOS E INCERTEZAS: CARTOGRAFIA DE ENCONTROS COM JOVENS RURAIS 30-46
Vanessa de Souza, Irme Salete Bonamigo & Olivia Tenutti de Oliveira Rossoni
MULHERES E RURALIDADE(S): NOMEAÇÕES E SENTIDOS EM MOVIMENTO 47-69
Lucas Luis de Faria & Jacy Côrrea Curado
O COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL NA ESCOLA, REPRESENTAÇÕES DAS VIOLÊNCIAS ENTRE O RURAL E O URBANO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEORIA DE WINNICOTT 70-97
Ana Paula Serpa Corrêa, Marina Fonseca de Souza, Tarcilla Silva dos Passos & Wanderley da Silva
VIOLÊNCIA VIVIDA POR JOVENS RURAIS: ENFRENTAMENTOS E SUAS TÁTICAS DE RESISTÊNCIA 98-120
Julyanna de Melo Ribeiro, Saulo Luders Fernandes & Érika Cecília Soares Oliveira
OS SENTIDOS DO TRABALHO CAMPONÊS NA PRODUÇÃO DE TABACO: SUBMISSÃO NOS MARCOS DA AGRICULTURA CAPITALISTA 121-148
Marcela Pereira Rosa & Bernardo Parodi Svartman
Caracterização socioeconômica das famílias participantes de um programa de habitação de interesse social no Complexo Colônia Antônio Aleixo – Manaus (AM) 149-168
Jéssica de A. Garcia, Elane de Azevedo Pires & Marcelo Gustavo Aguilar Calegare
A PRODUÇÃO SOCIOPOLÍTICA DO SOFRIMENTO EM UMA OCUPAÇÃO URBANA 169-187
Bruno Rudar Teixeira Vasconcelos & Cláudia Regina Brandão Sampaio
UM OLHAR SOBRE O FEMININO:O QUE ENSINA A CUNHÃ-PORANGA DOBOI-BUMBÁ CAPRICHOSO? 188-206
Ericky da Silva Nakanome & Adan Renê Pereira da Silva
DEPRESSÃO E VÍNCULO MATERNO: OS DESCAMINHOS DA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ 207-221
Fabiane Rodrigues Fonseca & Denise Machado Duran Gutierrez
PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A SEXUALIDADE POR UMA JOVEM COM PARAPLEGIA CONGÊNITA 222-247
Silvia Rodrigues Cavalcanti Alves & Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS PARENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO DE LITERATURA 282-309
Michelle França Dourado Neto Pires, Antonio Roazzi, Alexsandro Medeiros do Nascimento, Bruno Campello de Souza & Suely A. do N. Mascarenhas
AS IMPLICAÇÕES DA VINCULAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA 310-327
Dora Pereira, Rosa Castro & Sandra Carvalho
MAPEAMENTO DO ATENDIMENTO PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL: ESTUDOS INTRODUTÓRIOS NA CIDADE DE MANAUS 328-349
Consuelena Lopes Leitão
EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO: A PIRÂMIDE ALIMENTAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA 350-362
Larissa de Souza Saldanha, Lisandra Vieira Rosas, Renato Abreu Lima, Tales Vinícius Marinho de Araújo & João Paulo Montalvão Silva
RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: A INFLUÊNCIA DOS PAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ATALAIA DO NORTE-AM 363-383
Manuel Saldanha Barbosa, Josenildo Santos de Souza, Maria Francisca Nunes de Souza, Maria Auxiliadora dos Santos Coelho, Renato Abreu Lima & Larissa de Souza Saldanha
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES CONCLUDENTES DO ESTÁGIO EM MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL SOBRE SUA FORMAÇÃO: UMA APROXIMAÇÃO AO ESTUDO DO TEMA NA AMAZONIA BRASILEIRA (AMAZONAS) 384-398
Heliana Leite Feijó Leite & Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas