AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: NOTAS SISTEMÁTICAS SOBRE DIFERENTES CONCEPÇÕES NA LITERATURA

Autores

  • Millena Raianny Xavier da Silva
  • Tadeu Lucas de Lavor Filho Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

A questão da aprendizagem é atravessada pelo afeto como dispositivo conceitual operante nos processos educativos, e mais do que isso, está imbuído nas metodologias e precisa ser problematizado nas atividades pedagógicas que facilitem o desenvolvimento afetivo-cognitivo dos educandos. O presente artigo tem como objetivo compreender a produção de afetividade como uma prática subjetivadora engendrada nos processos educativos. Metodologicamente, foi realizado uma busca dos últimos 5 anos (2014- 2019) de artigos científicos na Plataforma de Periódico Capes. Foram selecionados apenas produções em português e com abrangência brasileira. Foram recuperados n=45 estudos e destes foram incluídos n=7 na análise final. Os estudos evidenciaram o conceito de afetividade como uma a) polissemia teórica e uma b) aplicação nos processos educativos. Portanto, os estudos apontam para a potência da afetividade no processo educativo, de modo a estimular na busca pelo conhecimento e assim contribuir no desenvolvimento integral do sujeito, e defendem que a afetividade é essencial para a aprendizagem.

Palavras-chave: Afetividade. Processo educativo. Educação. Aprendizagem.

Biografia do Autor

Millena Raianny Xavier da Silva

Psicóloga. Residente na Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde do Recife. Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5163-1844.

Tadeu Lucas de Lavor Filho , Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando e Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Ceará - UFC (Bolsista FUNCAP), Fortaleza-CE, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Colaborador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Extensionista no Projeto É da Nossa Escola que falamos (UFC). Membro do Corpo Editorial da Revista África e Africanidades. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894. Bolsista FUNCAP.

Downloads

Publicado

2021-07-01