Na trilha do existir, a escuta que acalenta a alma:

plantão psicológico possibilidades e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Plantão psicológico, discentes, existencialidade, fenomenologia-existencial

Resumo

As escolas de ensino fundamental e médio em nosso país, de modo geral, têm sido palco de inúmeras situações no que tange à saúde mental dos adolescentes ali matriculados. Uma das questões consideradas de maior relevância diz respeito às configurações relacionais muitas vezes vivenciadas sob o viés da disfuncionalidade. Este trabalho é resultado da atuação do Plantão Psicológico em Escola de Manaus e objetiva a escuta do sofrimento pelo qual o adolescente está passando e, com isso, encontrar estratégias que o mesmo pode estar lançando mão para realizar o enfrentamento da situação. A escuta é de inspiração fenomenológica e o método utilizado o fenomenológico de pesquisa em Psicologia. O olhar de compreensão para os discursos está pautado no aporte teórico da Psicologia fenomenológico-existencial. Os encontros ocorreram na própria escola com 15 adolescentes e 1 adulto, do gênero feminino (8) e gênero masculino (8), com a faixa etária de 15 a 21 anos, ensino médio. A escuta propiciou adentrar por várias situações: autolesão (3), relações afetivo-sexuais (4), relações familiares em disfuncionalidade (3), crises de ansiedade (3), agressividade (1), abuso sexual e relação abusiva (1), timidez excessiva (1). No viés qualitativo foram escutados dois adolescentes e seus discursos foram utilizados para a análise. Percebeu-se nas falas questões relativas ao comprometimento de seu mundo humano e próprio tendo em vista suas relações com o outro e consigo mesmo estarem sendo vivenciadas sob o viés da dor e do sofrimento existencial. Conclui-se que a escuta desenvolvida neste tipo de atividade possibilita o outro trazer para si a responsabilidade pelo próprio caminhar, pelo enfrentamento dessas situações experienciadas.

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Biografia do Autor

Amliz Andrade da Silva

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: amilizsilva@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6706-8769

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

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Publicado

2023-01-02