Na trilha do existir, a escuta que acalenta a alma:
plantão psicológico possibilidades e perspectivas
##semicolon##
Plantão psicológico##common.commaListSeparator## discentes##common.commaListSeparator## existencialidade##common.commaListSeparator## fenomenologia-existencial要旨
As escolas de ensino fundamental e médio em nosso país, de modo geral, têm sido palco de inúmeras situações no que tange à saúde mental dos adolescentes ali matriculados. Uma das questões consideradas de maior relevância diz respeito às configurações relacionais muitas vezes vivenciadas sob o viés da disfuncionalidade. Este trabalho é resultado da atuação do Plantão Psicológico em Escola de Manaus e objetiva a escuta do sofrimento pelo qual o adolescente está passando e, com isso, encontrar estratégias que o mesmo pode estar lançando mão para realizar o enfrentamento da situação. A escuta é de inspiração fenomenológica e o método utilizado o fenomenológico de pesquisa em Psicologia. O olhar de compreensão para os discursos está pautado no aporte teórico da Psicologia fenomenológico-existencial. Os encontros ocorreram na própria escola com 15 adolescentes e 1 adulto, do gênero feminino (8) e gênero masculino (8), com a faixa etária de 15 a 21 anos, ensino médio. A escuta propiciou adentrar por várias situações: autolesão (3), relações afetivo-sexuais (4), relações familiares em disfuncionalidade (3), crises de ansiedade (3), agressividade (1), abuso sexual e relação abusiva (1), timidez excessiva (1). No viés qualitativo foram escutados dois adolescentes e seus discursos foram utilizados para a análise. Percebeu-se nas falas questões relativas ao comprometimento de seu mundo humano e próprio tendo em vista suas relações com o outro e consigo mesmo estarem sendo vivenciadas sob o viés da dor e do sofrimento existencial. Conclui-se que a escuta desenvolvida neste tipo de atividade possibilita o outro trazer para si a responsabilidade pelo próprio caminhar, pelo enfrentamento dessas situações experienciadas.