Na trilha do existir, a escuta que acalenta a alma:

plantão psicológico possibilidades e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Plantão psicológico, discentes, existencialidade, fenomenologia-existencial

Resumo

As escolas de ensino fundamental e médio em nosso país, de modo geral, têm sido palco de inúmeras situações no que tange à saúde mental dos adolescentes ali matriculados. Uma das questões consideradas de maior relevância diz respeito às configurações relacionais muitas vezes vivenciadas sob o viés da disfuncionalidade. Este trabalho é resultado da atuação do Plantão Psicológico em Escola de Manaus e objetiva a escuta do sofrimento pelo qual o adolescente está passando e, com isso, encontrar estratégias que o mesmo pode estar lançando mão para realizar o enfrentamento da situação. A escuta é de inspiração fenomenológica e o método utilizado o fenomenológico de pesquisa em Psicologia. O olhar de compreensão para os discursos está pautado no aporte teórico da Psicologia fenomenológico-existencial. Os encontros ocorreram na própria escola com 15 adolescentes e 1 adulto, do gênero feminino (8) e gênero masculino (8), com a faixa etária de 15 a 21 anos, ensino médio. A escuta propiciou adentrar por várias situações: autolesão (3), relações afetivo-sexuais (4), relações familiares em disfuncionalidade (3), crises de ansiedade (3), agressividade (1), abuso sexual e relação abusiva (1), timidez excessiva (1). No viés qualitativo foram escutados dois adolescentes e seus discursos foram utilizados para a análise. Percebeu-se nas falas questões relativas ao comprometimento de seu mundo humano e próprio tendo em vista suas relações com o outro e consigo mesmo estarem sendo vivenciadas sob o viés da dor e do sofrimento existencial. Conclui-se que a escuta desenvolvida neste tipo de atividade possibilita o outro trazer para si a responsabilidade pelo próprio caminhar, pelo enfrentamento dessas situações experienciadas.

Biografia do Autor

Amliz Andrade da Silva

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: amilizsilva@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6706-8769

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

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Publicado

2023-01-02