Plantão psicológico e sua pluridimensionalidade:

uma imersão na existencialidade adolescente através da escuta.

Autores

Palavras-chave:

Adolescência, existencialidade, plantão psicológico, fenomenologia-existencial

Resumo

A contemporaneidade fomenta profundas e profusas mudanças no adolescer, logo nota-se que as relações humanas nas escolas de ensino fundamental e médio apresentam pluridimensionalidade existencial. É premente desenvolver atividades que promovam escuta e acolhimento a adolescentes que estão passando por situações que os estão lançando em verdadeiros redemoinhos emocionais, comprometendo seu cotidiano na escola e no lar, dentre outros. O plantão psicológico nas escolas de ensino público fundamental e médio na cidade de Manaus foi elaborado com a perspectiva de compreender as dimensões do sofrimento existencial presentes nos discursos de adolescentes com o objetivo de minimizar as consequências daí resultantes e possibilitar o enfrentamento e a superação destas situações, mas também que esse discente possa sentir-se acolhido, escutado e cuidado pelos plantonistas da equipe. O aconselhamento considera os parâmetros da Psicologia Fenomenológica-Existencial e a escuta relacionada ao método fenomenológico em suas características descritiva e exploratória. Foram atendidos 43 adolescentes no período de abril a outubro de 2022, sendo 38 do gênero feminino e 05 do gênero masculino, sendo que o viés qualitativo trará excertos de discursos de 7 alunos, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. As demandas encontradas nesses grupos de alunos foram diversas, os adolescentes estão vivenciando situações que envolvem corpo, corporeidade, intercorporeidade. Conclui-se a importância dessa escuta emergencial, tendo em vista que o viés teórico da Fenomenologia-Existencial tem contribuído sobremaneira para a compreensão da existencialidade desse adolescente, o qual têm devolvido à equipe o quão estão sentindo-se mais confortáveis e seguros.

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Biografia do Autor

Atália Maria Schaeken Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: ataliamssilva@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6578-3243

 

Caio Rafael Costa da Silva, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM).  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: caio.rafaelcds@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1236-7056

 

Janderson Costa Meira, Faculdades Santa Teresa

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

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Publicado

2023-01-02