Plantão psicológico e sua pluridimensionalidade:

uma imersão na existencialidade adolescente através da escuta.

著者

##semicolon##

Adolescência##common.commaListSeparator## existencialidade##common.commaListSeparator## plantão psicológico##common.commaListSeparator## fenomenologia-existencial

要旨

A contemporaneidade fomenta profundas e profusas mudanças no adolescer, logo nota-se que as relações humanas nas escolas de ensino fundamental e médio apresentam pluridimensionalidade existencial. É premente desenvolver atividades que promovam escuta e acolhimento a adolescentes que estão passando por situações que os estão lançando em verdadeiros redemoinhos emocionais, comprometendo seu cotidiano na escola e no lar, dentre outros. O plantão psicológico nas escolas de ensino público fundamental e médio na cidade de Manaus foi elaborado com a perspectiva de compreender as dimensões do sofrimento existencial presentes nos discursos de adolescentes com o objetivo de minimizar as consequências daí resultantes e possibilitar o enfrentamento e a superação destas situações, mas também que esse discente possa sentir-se acolhido, escutado e cuidado pelos plantonistas da equipe. O aconselhamento considera os parâmetros da Psicologia Fenomenológica-Existencial e a escuta relacionada ao método fenomenológico em suas características descritiva e exploratória. Foram atendidos 43 adolescentes no período de abril a outubro de 2022, sendo 38 do gênero feminino e 05 do gênero masculino, sendo que o viés qualitativo trará excertos de discursos de 7 alunos, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. As demandas encontradas nesses grupos de alunos foram diversas, os adolescentes estão vivenciando situações que envolvem corpo, corporeidade, intercorporeidade. Conclui-se a importância dessa escuta emergencial, tendo em vista que o viés teórico da Fenomenologia-Existencial tem contribuído sobremaneira para a compreensão da existencialidade desse adolescente, o qual têm devolvido à equipe o quão estão sentindo-se mais confortáveis e seguros.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: ataliamssilva@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6578-3243

 

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM).  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: caio.rafaelcds@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1236-7056

 

##submission.authorWithAffiliation##

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

##submission.downloads##

出版済

2023-01-02