Plantão psicológico e sua pluridimensionalidade:
uma imersão na existencialidade adolescente através da escuta.
Palavras-chave:
Adolescência, existencialidade, plantão psicológico, fenomenologia-existencialResumo
A contemporaneidade fomenta profundas e profusas mudanças no adolescer, logo nota-se que as relações humanas nas escolas de ensino fundamental e médio apresentam pluridimensionalidade existencial. É premente desenvolver atividades que promovam escuta e acolhimento a adolescentes que estão passando por situações que os estão lançando em verdadeiros redemoinhos emocionais, comprometendo seu cotidiano na escola e no lar, dentre outros. O plantão psicológico nas escolas de ensino público fundamental e médio na cidade de Manaus foi elaborado com a perspectiva de compreender as dimensões do sofrimento existencial presentes nos discursos de adolescentes com o objetivo de minimizar as consequências daí resultantes e possibilitar o enfrentamento e a superação destas situações, mas também que esse discente possa sentir-se acolhido, escutado e cuidado pelos plantonistas da equipe. O aconselhamento considera os parâmetros da Psicologia Fenomenológica-Existencial e a escuta relacionada ao método fenomenológico em suas características descritiva e exploratória. Foram atendidos 43 adolescentes no período de abril a outubro de 2022, sendo 38 do gênero feminino e 05 do gênero masculino, sendo que o viés qualitativo trará excertos de discursos de 7 alunos, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. As demandas encontradas nesses grupos de alunos foram diversas, os adolescentes estão vivenciando situações que envolvem corpo, corporeidade, intercorporeidade. Conclui-se a importância dessa escuta emergencial, tendo em vista que o viés teórico da Fenomenologia-Existencial tem contribuído sobremaneira para a compreensão da existencialidade desse adolescente, o qual têm devolvido à equipe o quão estão sentindo-se mais confortáveis e seguros.