Use of amino acids on in ovo feeding
Abstract
O objetivo deste artigo foi, por meio de levantamento bibliográfica, revisar resultados de pesquisa que demonstrem os efeitos do uso de aminoácidos na alimentação in ovo. A revisão da literatura foi realizada a partir da investigação de artigos e material técnico-cientifico relacionados ao tema. Os estudos avaliados evidenciaram um constante processo de evolução na tecnologia de alimentação in ovo, com a descoberta de inúmeros efeitos positivos do uso de aminoácidos sobre a fisiologia e o metabolismo dos embriões avícolas. Entretanto, houve também a descoberta de alguns efeitos adversos que estas biomoléculas podem ocasionar sobre o desenvolvimento embrionário das aves, especialmente nos períodos pré e pós-eclosão. Conclui-se, portanto, que o uso de aminoácidos na alimentação in ovo afeta diretamente as características de eclosão dos ovos inoculados. Além disso, pintos oriundos de ovos inoculados com aminoácidos tendem a apresentar um aumento substancial no peso corporal e um incremento nas áreas do trato gastrointestinal, especialmente na região intestinal, e no saco vitelino. Neste aspecto, os aminoácidos inoculados podem atuar tanto na síntese protéica e construção muscular, quanto no metabolismo energético. Entretanto, são necessários estudos mais aprofundados acerca dos efeitos destes aminoácidos sobre o metabolismo das aves, principalmente nos períodos pós-eclosão.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao enviar trabalhos a RECAS, o autor declara em seu nome e em nome dos demais autores que representa no ato da submissão do artigo, à REVISTA CIENTÍFICA DE AVICULTURA E SUINOCULTURA que:
1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos.
2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Científica de Avicultura e Suinocultura do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias/UFAM.