Hemograma de suínos em crescimento alimentados com rações contendo guaraná em pó
Abstract
O objetivo deste estudo foi avaliar a inclusão de níveis crescentes de guaraná em pó em rações de suínos em crescimento sobre os parâmetros sanguíneos. Foram utilizados quatro suínos mestiços (Pietrain x Large White) em crescimento, com o peso médio de 36 kg. O delineamento experimental foi em quadrado latino, onde os tratamentos foram constituídos de quatro tratamentos correspondentes aos níveis de inclusão de guaraná em pó (0, 1, 2 e 4%) nas rações, com um animal por tratamento, avaliados em quatro períodos de sete dias. O experimento teve a duração de 35 dias, sendo à primeira semana foi destinada a adaptação dos animais as dietas experimentais e as instalações, e a partir da segunda semana as de amostras de sangue foram coletadas para o hemograma. Os dados coletados foram analisados utilizando regressão polinomial. Não foram observadas diferenças significativas (P>0,05) nos resultados do hemograma de suínos em crescimento alimentados com dietas contendo níveis crescentes de guaraná em pó. Todavia, à presença de sais e ácidos encontrados em quantidades consideráveis na composição do guaraná em pó, pode ocasionar inibição da microflora intestinal que compete com o animal pelos nutrientes e, consequentemente a redução de potenciais metabolitos tóxicos (amônia e aminas). Mesmo após a quarta semana de adição de guaraná em pó na dieta, os percentuais não oscilaram relevantemente. Conclui-se que à inclusão de guaraná em pó não afetou os parâmetros sanguíneos de suínos em crescimento. Todavia, recomenda-se a realização de estudos envolvendo guaraná em pó, elevando os níveis deste aditivo na dieta.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao enviar trabalhos a RECAS, o autor declara em seu nome e em nome dos demais autores que representa no ato da submissão do artigo, à REVISTA CIENTÍFICA DE AVICULTURA E SUINOCULTURA que:
1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos.
2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Científica de Avicultura e Suinocultura do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias/UFAM.