Planos nutricionais com diferentes níveis de cálcio sobre o desempenho e rendimentos de carcaça de patos em confinamento
Abstract
O objetivo deste estudo foi avaliar patos submetidos a planos nutricionais fásicos com diferentes níveis de cálcio sobre o desempenho e os rendimentos de carcaça. Foram utilizados 144 patos distribuídos em boxes de 4 m² cada, com água e ração ad libitum. O delineamento experimental foi em parcelas subdivididas, onde os tratamentos foram constituídos de seis planos nutricionais fásicos (inicial, crescimento e terminação) com diferentes níveis de cálcio onde cada tratamento consistia de quatro repetições de seis aves cada. Os animais foram recebidos com um dia e tiveram seu desempenho semanalmente avaliado até 90 dias. Após o término do período experimental, foram abatidos quatro animais de cada tratamento para avaliação das carcaças pós-abate e dos cortes comerciais. As médias dos tratamentos foram avaliadas pelo teste Tukey a 5% de significância. Houve diferença significativa (P<0,05) para as variáveis de consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar, rendimento de patas, gordura abdominal, peso da moela e peso do pescoço. O plano nutricional 2 (fase inicial = 1,25% de Ca; fase de crescimento = 1,15% de Ca e fase de terminação = 1,05% de Ca) foi o que melhor atendeu as exigências nutricionais de níveis de cálcio para patos de corte em confinamento, obtendo de uma maneira geral melhores resultados de desempenho, rendimentos de carcaça e incrementos nos cortes comerciais.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao enviar trabalhos a RECAS, o autor declara em seu nome e em nome dos demais autores que representa no ato da submissão do artigo, à REVISTA CIENTÍFICA DE AVICULTURA E SUINOCULTURA que:
1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos.
2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Científica de Avicultura e Suinocultura do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias/UFAM.