Inovações na formação e manejo dos ciclos de produção das poedeiras
Resumo
O objetivo deste artigo foi, por meio de levantamento bibliográfica, revisar o processo de formação e manejo dos ciclos de produção das poedeiras comerciais. A revisão da literatura foi realizada a partir da investigação de artigos e material técnico-cientifico relacionados ao tema. Os estudos avaliados evidenciam um constante processo de evolução na formação dos protocolos utilizados no manejo produtivo de aves destinadas a produção de ovos em escala industrial. Além disso, há uma busca constante pela otimização da cadeia produtiva, que passa pela extensão do período de produção da ave, levando sempre em consideração as preferências dos elementos que compõem esta cadeia, e o respeito pelo bem-estar animal. Conclui-se, portanto, que com o avanço do melhoramento genético e a modernização dos sistemas de produção de ovos, há uma demanda constante por novas informações e atualizações nos sistemas produtivos que regem o manejo das poedeiras comerciais. Além disso, é importante destacar que o uso de técnicas como a indução da muda, apesar de já serem aplicadas a muitas décadas, ainda sofrem uma considerável resistência de mercado que vai desde os produtores até os mercados consumidores. Outrora, têm sido pesquisadas e testadas diversas metodologias alternativas que busquem atender de forma eficiente aos anseios dos produtores, consumidores e às prerrogativas de bem-estar animal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar trabalhos a RECAS, o autor declara em seu nome e em nome dos demais autores que representa no ato da submissão do artigo, à REVISTA CIENTÍFICA DE AVICULTURA E SUINOCULTURA que:
1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos.
2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Científica de Avicultura e Suinocultura do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias/UFAM.