Hemograma de suínos em crescimento alimentados com rações contendo guaraná em pó

Autores

  • Brenda de Meireles Lima UFAM, Faculdade de Ciências Agrárias, Curso de Zootecnia, Manaus, Amazonas, Brasil.
  • Marco Antônio de Freitas Mendonça UFAM, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia Agrícola e Solos, Manaus, Amazonas, Brasil.
  • Uriel de Almeida Curcio UFAM, Faculdade de Ciências Agrárias, Curso de Zootecnia, Manaus, Amazonas, Brasil.
  • Rebeca Machado do Nascimento UFAM, Faculdade de Ciências Agrárias, Curso de Zootecnia, Manaus, Amazonas, Brasil.
  • Bernardo Berenchtein UFAM, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, Parintins, Amazonas.
  • Roseane Pinto Martins de Oliveira UFAM, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Produção Animal e Vegetal, Manaus, Amazonas, Brasil.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a inclusão de níveis crescentes de guaraná em pó em rações de suínos em crescimento sobre os parâmetros sanguíneos. Foram utilizados quatro suínos mestiços (Pietrain x Large White) em crescimento, com o peso médio de 36 kg. O delineamento experimental foi em quadrado latino, onde os tratamentos foram constituídos de quatro tratamentos correspondentes aos níveis de inclusão de guaraná em pó (0, 1, 2 e 4%) nas rações, com um animal por tratamento, avaliados em quatro períodos de sete dias. O experimento teve a duração de 35 dias, sendo à primeira semana foi destinada a adaptação dos animais as dietas experimentais e as instalações, e a partir da segunda semana as de amostras de sangue foram coletadas para o hemograma. Os dados coletados foram analisados utilizando regressão polinomial. Não foram observadas diferenças significativas (P>0,05) nos resultados do hemograma de suínos em crescimento alimentados com dietas contendo níveis crescentes de guaraná em pó. Todavia, à presença de sais e ácidos encontrados em quantidades consideráveis na composição do guaraná em pó, pode ocasionar inibição da microflora intestinal que compete com o animal pelos nutrientes e, consequentemente a redução de potenciais metabolitos tóxicos (amônia e aminas). Mesmo após a quarta semana de adição de guaraná em pó na dieta, os percentuais não oscilaram relevantemente. Conclui-se que à inclusão de guaraná em pó não afetou os parâmetros sanguíneos de suínos em crescimento. Todavia, recomenda-se a realização de estudos envolvendo guaraná em pó, elevando os níveis deste aditivo na dieta.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Edição

Seção

Suinocultura - Nutrição

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)