Reflexões do pós-nacionalismo musical: uma abordagem histórica e composicional sobre os flautistas Altamiro Carrilho, Egildo Vieira e Hermeto Pascoal

Resumo

O trabalho faz uma análise das obras de Altamiro Carrilho (1924-2012), Egildo Vieira do Nascimento (1947-2015) e Hermeto Pascoal (1936). Estudo motivado por discussões sobre interpretação de fragmentos melódicos de ritmos de danças brasileiras escritas no Método Ilustrado para Flauta de Woltzenlogel (1984). Além disso, apresenta uma síntese histórica do instrumento no Brasil, que discute a construção de identidade musical propondo para os flautistas uma reflexão da prática interpretativa da música popular brasileira com referência nas perspectivas do musicólogo Mário de Andrade (1893-1945) sobre a criação de um repertorio nacional; da expressão musical do flautista e compositor Alfredo da Rocha Vianna o “Pixinguinha” (1892-1975);  da evolução da flauta e seus aspectos técnicos (RONAI, 2008);  do panorama da história da flauta na música brasileira ( DIAS, 1996); dos estilos musicais do século XVIII  (DIAS, 1985); do folclore na música erudita (DALDENGAN; COSTA, 2014); da paisagem sonora (SCHAFFER, 1997); da gaita e seus reflexos na composições brasileiras (ANJOS, 2013); da história da música nacional (MARIZ, 1983); do choro no contexto social (DINIZ, 2003), da educação popular (BARREIRAS, 1980); da análise harmónica (CHEDIAK, 2009); da teoria musical (MED, 1996) e do gênero musical (TINHORÂO, 2013).

 

Palavras-chave: Flautista brasileiro; Flauta-transversal; Música popular; Pós-nacionalismo musical.

 

Biografia do Autor

Leonardo Araujo da Silva, UFRN

Leonardo Araujo é flautista e compositor pernambucano. Mestrando Processos e Dimensões da Produção Artística no programa de pós graduação em música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, com bolsa CAPES. Tem experiência na área de artes com ênfase em instrumentação musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música instrumental (flauta-transversal e pífano), espetáculo, música regional, concerto-didático e conjunto de música popular brasileira.

Publicado
2021-02-21