Axé da Capoeira em Roraima
DOI:
https://doi.org/10.29327/217579.8.1-10Palavras-chave:
afro-brasileira, arte, fotografia, patrimônio imaterialResumo
A capoeira é uma das manifestações culturais brasileiras mais representativas no mundo, sendo reconhecida como Patrimônio Imaterial Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 2014). A musicalidade e os movimentos como os golpes, esquivas e acrobacias que caracterizam a capoeira, demonstram sua conotação multifacetada que atrai pessoas à sua prática em mais de 150 países.
Entretanto, por detrás dos toques do berimbau e da ginga, existe um pilar que, segundo os próprios detentores, é a energia que faz tudo acontecer, o axé. O axé emerge efundindo-se nas expressões faciais, nas vozes ao cantar, nos toques dos instrumentos e nos próprios movimentos ao jogar. O axé na capoeira tem variadas traduções e conceitos, e para entendermos é necessário saber como ele se manifesta entre seus praticantes.
Neste sentido, o objetivo principal deste ensaio fotográfico foi trazer pelas imagens a manifestação do axé da capoeira no Estado de Roraima, e estimular a reflexão da importância das questões imateriais no cotidiano e na arte. Além disso, o ensaio busca dar visibilidade aos trabalhos e projetos dos mestres de capoeira de Roraima e registrar e promover a cultura popular como ferramenta de paz.
Downloads
Referências
COUCEIRO, Marcio Akira, et al. Imagens da Capoeira em Roraima. Boa Vista, Editora da UFRR, 2018.
ERISMANN, Cecília. A Origem da Palavra Axé. In. Revista da Babbel, 20 de Julho de 2018. Disponível em: https://pt.babbel.com/pt/magazine/origem-da-palavra-axe. Acesso em: 11 jan. 2023.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Capoeira Circle. Nova Iorque: UNESCO, 2014. Disponível em: https://ich.unesco.org/en/RL/capoeira-circle-00892. Acesso em: 11 jan. 2023.