As ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em uma cidade da fronteira amazônica no período de 2014 a 2020.

Autores

  • Antônio Vagner Almeida Olavo Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM)
  • Carmen Pineda Nebot Coordenadora do GEGOP- CLACSO
  • Suely de Fátima Ramos Silveira Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Marinete Lourenço Mota Professora do curso de Pedagogia do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM)
  • Francisca Carla Ferreira das Chagas Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v4i1.8709

Palavras-chave:

Amazônia, PETI, Políticas Públicas, Trabalho infantil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar as ações realizadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Benjamin Constant – Amazonas. Como procedimento metodológico foi utilizado uma abordagem qualitativa com análise de documentos e a realização de entrevistas com os coordenadores do programa. Como resultado é apresentado 111 ações distribuídas nos eixos informação e mobilização, identificação, proteção social, defesa e responsabilização e monitoramento. Foi identificado ainda que as visitas dos ACS são uma estratégia utilizada para a identificação. Assim como a formação de parcerias nos eixos de identificação e proteção social. Contudo, algumas limitações foram evidenciadas como o quantitativo de servidores públicos que atuam no programa, registros de casos e a falta de parcerias internacionais. Conclui-se que o PETI no município de Benjamin Constant possui ações que atendem os eixos do programa. Contudo para que as ações tenham um maior alcance é necessário superar algumas limitações como o quantitativo de servidores, torna-se estratégico e por fim buscar parcerias internacionais.

Biografia do Autor

Antônio Vagner Almeida Olavo, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM)

Professor do Curso de Administração no Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro dos Grupos de Pesquisas: Gestão Produtiva da Região da Tríplice Fronteira do Alto Solimões (UFAM); Estudos Organizacionais (UFAM) e; Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos - GDTeC (UFV). Cursou Mestrado em Administração na Universidade Federal de Viçosa - UFV, É Graduado em Administração pela Faculdade de Castanhal (FCAT/PA) e especialista em Ead e Novas Tecnologias pela Faculdade da Lapa (FAEL/PR) e Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Dom Bosco (FDB/PR). Pesquisador nas áreas de Administração pública, Desenvolvimento local, Empreendedorismo, Inovação e Novas Tecnologias.

Carmen Pineda Nebot, Coordenadora do GEGOP- CLACSO

Licenciada en Direito pela Universidad Complutense de Madrid e Licenciada em Ciencia Política e da  Administración pela Universidad Autónoma de Madrid. Pesquisadora independiente de Administração Pública. Investigadora no Grupo de Pesquisa “Controle Social do Gasto  Público” da UNESP- FCL  Araraquara SP (Brasil) e do Grupo de Pesquisa Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Brasil. Coordenadora de pesquisa do Grupo de Trabajo “Espaços Deliberativos e Governança Pública” (CLACSO) 2016-2019.

Suely de Fátima Ramos Silveira, Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (2000). Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS)(2012-2016). Membro da Rede de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Membro da Comunidade GIGAPP ? Grupo de Investigación em Gobierno, Administación y Politicas Públicas (Madrid, Spain). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2015-2018. Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica - APB- Administração Pública da ANPAD. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Administração Pública - SBAP. Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, nas linhas de pesquisa Governo, Políticas Públicas e Desenvolvimento; com pesquisas nas áreas temáticas: Administração Pública; Políticas Públicas; Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Desenvolvimento. Também possui experiência em Elaboração e avaliação de projetos e Análise financeira. 

Marinete Lourenço Mota, Professora do curso de Pedagogia do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM)

Professora do curso de Pedagogia do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM). Doutorada em Sociedade e Cultura na Amazônia (2016), Mestrado em Educação (2010); Especialização em Psicopedagogia (2005) e Graduação em Pedagogia (2004) pela Universidade Federal do Amazonas. Graduação em Teologia pela Universidade Santa Úrsula (1995). Tem experiência na área de Educação, dialogando com a nova Sociologia da Infância e Antropologia que envolvem os temas da infância, criança, cultura, produções culturais infantis e educação escolar na fronteira amazônica.

 

       

Francisca Carla Ferreira das Chagas, Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM no projeto “Educação de Jovens e adultos com povos do campo, das águas e da floresta: territorialidades, políticas e práticas no alto Solimões/AM.” Especialista em Imunologia e Microbiologia pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Possui Licenciatura em Ciências: Biologia e Química pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora nas áreas de Ciências, Tecnologia e Sociedade CTS e Direito das Crianças e Adolescentes. Membro do Grupo de Estudos da Gestão Produtiva da Região da Tríplice Fronteira do Alto Amazonas da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Referências

Alberto, M. de F. P., & Yamamoto, O. H. (2017). Quando a educação não é solução: política de enfrentamento ao trabalho infantil. Trends in Psychology, 25 (4), 1677-1691. http://dx.doi.org/10.9788/tp2017.4-10pt
Amarante, A. P. G. de,Vedovato, N. Z., & Vasconcelos, P. E. A. (2019). A erradicação do trabalho infantil por intermédio de políticas públicas. Revista Jurídica Direito, Sociedade e Justiça, 8, 1-4. http://200.181.121.137/index.php/RJDSJ/article/view/4081/3146
Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo (70ª ed). Lisboa: Edições.
Barz, G. A. (2020). O trabalho infantil na américa latina e caribe: aspectos teóricos e desafios ao desenvolvimento social e democrático de nossa região desigual. Orbis Latina, 10(2), 106-134. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/orbis/article/view/2174/1924
Belém, W. A., Paula, M. V. de, Borges, N. M. M., & Pacheco, M. P. (2017). O trabalho infantil: com a palavra as crianças e adolescentes. Blucher Education Proceedings, 2(1), 233-234. https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.35969.469-785
Brasil. (2014). Perguntas e Respostas: o Redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Recuperado de https://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/wpcontent/uploads/2017/07/cartilha_perguntas_respostas_redesenho_peti_2014.pdf.
Brasil. (2020). Cadastro Único: conhecer para incluir. Ministério do Desenvolvimento Social. Recuperado de https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/bolsafamilia/painel.html.
Brasil. (2020). Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, Ministério da Cidadania. http://mds.gov.br/assistencia-social-suas/servicos-e-programas/peti.
Cabral, M. E. L., & Reis, S. S. (2018). Trabalho infantil: um olhar a partir das causas e consequências. Anais do Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade, 1. Recuperado de http://periodicos.unesc.net/AnaisDirH/article/view/4672/4269
Cabral, M. E. L.; & Moreira, R. B. da R. (2019). A proteção internacional e nacional contra a exploração do trabalho infantil no marco da teoria da proteção integral. Anais do Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. Recuperado de http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/viewFile/18830/1192612091
Cellard, A. (2008). A análise documental. In J. Poupart, J.P. Deslauriers, L. H. Groulx, A. Laperriere, R. Mayer & A. Pires (Orgs.), A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos (pp. 295-316). São Paulo: Editora Vozes.
Decreto nº 6.481, de 12 de junho de 2008. (2008). Regulamenta os artigos 3o, alínea “d”, e 4o da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação, aprovada pelo Decreto Legislativo no 178, de 14 de dezembro de 1999, e promulgada pelo Decreto no 3.597, de 12 de setembro de 2000, e dá outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6481.htm
Decreto nº 077 de 19 de março de 2020. (2020). Cria o comitê municipal de prevenção e enfrentamento ao contágio pelo novo coronavírus - COVID-19, nomeia os membros do comitê e, dá outras providências. Gabinete do Prefeito do Município de Benjamin Constant.
Dias, F. R., do Carmo, G. L., Souza, L. B. M., de Jesus Nascimento, R., Costa, V. N., & Souza, V. G. P. (2020). O combate ao trabalho infantil por meio da Política Nacional De Erradicação Do Trabalho Infantil (PETI) em Camaçari-BA. Revista de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito da Seguridade Social, 1(1). https://doi.org/10.35987/laborjuris.v1i1.37
Gray, D. E. (2012). Pesquisa no mundo real (2a ed). Porto Alegre: Penso.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2016). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=18390&t=series-historicas
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2019). Municípios da faixa de fronteira. Recuperado de: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/24073-municipios-da-faixa-de-fronteira.html?=&t=o-que-e
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2020). Benjamin Constant. Recuperado de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/benjamin-constant/panorama
Lei nº 10.097, de 19 de novembro de 2000. (2000). Altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. Diário Oficial da União. Brasília/DF, 19 de dezembro de 2000. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm
Lei nº 1.024/2002, de 22 de julho de 2002. (2002). Dispõe sobre a Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente. Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas. Benjamin Constant, AM: Gabinete do Prefeito.
Lei nº 11.542, de 12 de novembro de 2007. (2007). Institui o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Diário Oficial da União. Brasília/DF, 12 de novembro de 2007. Recuperado de: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2007/lei-11542-12-novembro-2007-562964-publicacaooriginal-87067-pl.html
Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011. (2011). Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12435.htm
Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. (1943). Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm
Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. (1990). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm.
Mantovani, A. M., & Libório, R. M. C. (2015). Trabalho infantil sob diferentes olhares: representações sociais de famílias e profissionais da educação. Nuances: estudos sobre Educação, 26, 75-93. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2811
Moreira, V. de S., & Silveira, S. de F. R. (2018). Minha Casa, Minha Vida: Proposta de Avaliação com Base na Teoria do Programa. Revista interdisciplinar de Gestão Social, 7 (1), 87- 110. Recuperado de https://portalseer.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24713/16134
Mota, M. L. (2019). Amazônia-Criança e a fronteira da vida (1a ed.). Curitiba: Appris
Nascimento, E. A. de, & Costa, R. A. (2019). Indígenas crianças: uma fronteira simbólica na política de erradicação do trabalho infantil. Journal Law, (31), 171-207. http://dx.doi.org/10.35356/argumenta.v0i31.1764
Nascimento, E. A. do (2016). Política pública de erradicação do trabalho infantil na tríplice fronteira amazônica-Brasil, Colômbia e Peru: Reflexões sobre o contexto de Tabatinga/AM. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.
Pineda Nebot, C., Andrade, H. C., & Olavo, A. V. (2019). Políticas públicas para los niños indígenas en Brasil y Colombia. GIGAPP Estudios Working Papers, 6(116-127), 285-297. Recuperado a partir de http://www.gigapp.org/ewp/index.php/GIGAPP-EWP/article/view/150
Pineda, C. N., de Andrade, H. C. P., & Olavo, A. V. A. (2018). Los derechos de ciudadanía de niños y adolescentes en un territorio singular: la trifrontera amazónica. Sociedad e Infancias, (2), 103-126. https://doi.org/10.5209/SOCI.59161
Pineda, C. N., Olavo, A. V. A., Andrade, H. C. P. (2019). Los niños y los jóvenes en dos ciudades de la frontera amazónica: Benjamin Constant (Brasil) e Islandia (Perú). De los derechos de ciudadanía a la violência infantil-juvenil. In C. V. Alcaíde, B. S. Crovetto (org), VIII Congreso Mundial por los direchos de la infancia y la adolescencia.Wolters Kluwer España, S.A: Madrid.
Ramalho, M. S. S. (2015). Efeitos do programa de erradicação do trabalho infantil (PETI) na escolarização de adolescentes do município de João Pessoa-Paraíba (Dissertação de mestrado). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal.
Rudio, F. V. (2007). Introdução ao projeto de pesquisa científica (34a ed). Petrópolis: Vozes.
Selo Unicef. (2020). Resultados edição 2017-2020. Recuperado de: http://www.selounicef.org.br/resultados-geral
Silveira, N. J. D., da Costa Oliveira, A. G. R., & Figueiredo, A. A. F. (2020). A produção das desigualdades: análise entre o trabalho infantil e indicadores sociais. Revista Baiana de Saúde Pública, 42(3). https://doi.org/10.22278/2318-2660.2018.v42.n3.a2775
Souza, I. F. de, & Costa, M. C. D. S. (2018). Trabalho infantil e diálogo intercultural: Caminhos possíveis?. Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC, 13(1). https://doi.org/10.46560/meritum.v13i1.5938
Spink, P. (2004). Análise de documentos de domínio public. In M. J. Spink, (Org.). Práticas discursivas e produção dos sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas (pp. 123-152). São Paulo: Cortez.
Veiga, C. G. (2016). Trabalho infantil e escolarização: questões internacionais e o debate nacional (1890-1944). Revista Brasileira de História da Educação, 16 (4), 272-332. http://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.822.en
Veronese, J. R. P., & Leme, L. R. (2016). Marco normativo para prevenção e erradicação do trabalho infantil no campo no Brasil. Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global, 5 (1), 90-121. http://dx.doi.org/10.5902/2316305425376

Downloads

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Olavo, A. V. A., Nebot, C. P. ., Silveira, S. de F. R. ., Mota, . M. L. ., & Chagas, F. C. F. das. (2022). As ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em uma cidade da fronteira amazônica no período de 2014 a 2020. UFAM Business Review - UFAMBR, 4(1), 44–64. https://doi.org/10.47357/ufambr.v4i1.8709

Edição

Seção

Artigos