As ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em uma cidade da fronteira amazônica no período de 2014 a 2020.

Autores

  • Antônio Vagner Almeida Olavo Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM)
  • Carmen Pineda Nebot Coordenadora do GEGOP- CLACSO
  • Suely de Fátima Ramos Silveira Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Marinete Lourenço Mota Professora do curso de Pedagogia do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM)
  • Francisca Carla Ferreira das Chagas Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v4i1.8709

Palavras-chave:

Amazônia, PETI, Políticas Públicas, Trabalho infantil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar as ações realizadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Benjamin Constant – Amazonas. Como procedimento metodológico foi utilizado uma abordagem qualitativa com análise de documentos e a realização de entrevistas com os coordenadores do programa. Como resultado é apresentado 111 ações distribuídas nos eixos informação e mobilização, identificação, proteção social, defesa e responsabilização e monitoramento. Foi identificado ainda que as visitas dos ACS são uma estratégia utilizada para a identificação. Assim como a formação de parcerias nos eixos de identificação e proteção social. Contudo, algumas limitações foram evidenciadas como o quantitativo de servidores públicos que atuam no programa, registros de casos e a falta de parcerias internacionais. Conclui-se que o PETI no município de Benjamin Constant possui ações que atendem os eixos do programa. Contudo para que as ações tenham um maior alcance é necessário superar algumas limitações como o quantitativo de servidores, torna-se estratégico e por fim buscar parcerias internacionais.

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Biografia do Autor

Antônio Vagner Almeida Olavo, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM)

Professor do Curso de Administração no Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro dos Grupos de Pesquisas: Gestão Produtiva da Região da Tríplice Fronteira do Alto Solimões (UFAM); Estudos Organizacionais (UFAM) e; Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos - GDTeC (UFV). Cursou Mestrado em Administração na Universidade Federal de Viçosa - UFV, É Graduado em Administração pela Faculdade de Castanhal (FCAT/PA) e especialista em Ead e Novas Tecnologias pela Faculdade da Lapa (FAEL/PR) e Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Dom Bosco (FDB/PR). Pesquisador nas áreas de Administração pública, Desenvolvimento local, Empreendedorismo, Inovação e Novas Tecnologias.

Carmen Pineda Nebot, Coordenadora do GEGOP- CLACSO

Licenciada en Direito pela Universidad Complutense de Madrid e Licenciada em Ciencia Política e da  Administración pela Universidad Autónoma de Madrid. Pesquisadora independiente de Administração Pública. Investigadora no Grupo de Pesquisa “Controle Social do Gasto  Público” da UNESP- FCL  Araraquara SP (Brasil) e do Grupo de Pesquisa Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Brasil. Coordenadora de pesquisa do Grupo de Trabajo “Espaços Deliberativos e Governança Pública” (CLACSO) 2016-2019.

Suely de Fátima Ramos Silveira, Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (2000). Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS)(2012-2016). Membro da Rede de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Membro da Comunidade GIGAPP ? Grupo de Investigación em Gobierno, Administación y Politicas Públicas (Madrid, Spain). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2015-2018. Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica - APB- Administração Pública da ANPAD. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Administração Pública - SBAP. Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, nas linhas de pesquisa Governo, Políticas Públicas e Desenvolvimento; com pesquisas nas áreas temáticas: Administração Pública; Políticas Públicas; Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Desenvolvimento. Também possui experiência em Elaboração e avaliação de projetos e Análise financeira. 

Marinete Lourenço Mota, Professora do curso de Pedagogia do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM)

Professora do curso de Pedagogia do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM). Doutorada em Sociedade e Cultura na Amazônia (2016), Mestrado em Educação (2010); Especialização em Psicopedagogia (2005) e Graduação em Pedagogia (2004) pela Universidade Federal do Amazonas. Graduação em Teologia pela Universidade Santa Úrsula (1995). Tem experiência na área de Educação, dialogando com a nova Sociologia da Infância e Antropologia que envolvem os temas da infância, criança, cultura, produções culturais infantis e educação escolar na fronteira amazônica.

 

       

Francisca Carla Ferreira das Chagas, Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM no projeto “Educação de Jovens e adultos com povos do campo, das águas e da floresta: territorialidades, políticas e práticas no alto Solimões/AM.” Especialista em Imunologia e Microbiologia pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Possui Licenciatura em Ciências: Biologia e Química pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora nas áreas de Ciências, Tecnologia e Sociedade CTS e Direito das Crianças e Adolescentes. Membro do Grupo de Estudos da Gestão Produtiva da Região da Tríplice Fronteira do Alto Amazonas da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

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Publicado

2022-06-28

Como Citar

Olavo, A. V. A., Nebot, C. P. ., Silveira, S. de F. R. ., Mota, . M. L. ., & Chagas, F. C. F. das. (2022). As ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em uma cidade da fronteira amazônica no período de 2014 a 2020. UFAM Business Review - UFAMBR, 4(1), 44–64. https://doi.org/10.47357/ufambr.v4i1.8709

Edição

Seção

Artigos