Práticas Educacionais Inclusivas no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial – NEPPD/FACED/UFAM
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i1.5725Palavras-chave:
Ensino-pesquisa-extensão, Atendimento educacional especializado, Práticas pedagógicas inclusivasResumo
Relatamos no presente trabalho a experiência vivenciada durante as atividades de avaliação/intervenção, realizadas com 38 alunos público-alvo da educação especial de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Manaus, durante dois semestres de 2017. O estudo, de natureza descritiva, configura-se como relato de experiência e integra o Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE) do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD/FACED/UFAM). Fundamentada na teoria de Wallon, a ação envolveu duzentas e quinze pessoas entre equipe de execução, graduandos e comunidade escolar. Como resultado, temos o encaminhamento dos alunos com deficiência para intervenções individualizadas nos laboratórios do NEPPD; atividades pedagógicas específicas aplicadas aos demais e continuidade da ação, possibilitando novos desdobramentos. Considera-se que as atividades contribuíram para a melhoria no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, permitindo a articulação dos saberes com o cotidiano dos sujeitos envolvidos na ação, enriquecendo sobremaneira a formação dos graduandos.
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