Reflexões sobre o Processo de Implementação da Educação Integral em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i1.5323Palavras-chave:
Educação Integral, Implementação, Desafios e PossibilidadesResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa que aborda a implementação da Educação Integral em Centro Municipal de Educação Infantil. A concepção de Educação Integral aqui discutida tem como perspectiva o desenvolvimento da muldimensionalidade do ser, especialmente a criança. Nessa direção, nosso objetivo é compreender como está ocorrendo a implementação da Educação Integral em Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus. O caminho metodológico foi orientado pela pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumentos para coleta de dados entrevistas e observação participante. Para fundamentar nossos estudos, recorremos a estudiosos como: Cavaliere (2002), Gadotti (2009) e Vasconcellos (2004). Como resultado, observamos que para a implementação da concepção de Educação Integral foi necessária troca de experiências e estudos, por meio da formação continuada em serviço. Tal movimento contribuiu para a ampliação das possibilidades de mudança nas práticas dos educadores, (re)significando tempos e espaços educativos.
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