A importância do pilar da comunicação e do treinamento corporativo para a efetiva implementação da cultura do compliance
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v5i2.12448Resumo
O trabalho pretende abordar a cultura de compliance, medida que vem sendo amplamente aderida pelas empresas, na busca por uma atuação mais transparente e em consonância com as normas. Os programas de integridade ganharam popularidade após os escândalos da operação Lava-Jato, situação em que inúmeras pessoas jurídicas renomadas foram identificadas por práticas do crime de corrupção. Diante este cenário caótico, as empresas debruçaram uma atenção maior no desenvolvimento e implementação de um programa de compliance efetivo. Para que a cultura de compliance seja implementada e apresente resultados positivos, é necessário que o programa esteja pautado sobre a função tríplice de prevenir, detectar e sanar atos ilícitos e aqueles que, mesmo não configurando um crime, causam reflexos perniciosos na instituição. Para que um programa de compliance seja implementado na empresa, é necessário que o mesmo tenha como alicerce os mecanismos e ferramentas do programa, conhecido por muitos como “pilares”. Os treinamentos corporativos representam uma ferramenta essencial para o correto funcionamento do programa, tendo em vista que a comunicação dentro da empresa é o principal fator para a irradiação de uma cultura organizacional. Para atingir os objetivos, o trabalho foi elaborado de forma dedutiva. Realizado e fundamentado por meio de revisões bibliográficas, dentre elas revistas acadêmicas on-line, bem como a utilização de informações já disponibilizadas em livros, artigos, legislação e outras fontes publicadas.
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