A influência da imagem dos atletas do surfe no comportamento do consumidor
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v6i1.12447Palavras-chave:
Marketing. Marketing Esportivo. Comportamento do Consumidor. Imagem do Atleta.Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar a influência da imagem dos atletas profissionais de surfe na compra de produtos relacionados ao esporte. A pesquisa foi exploratória com abordagem qualitativa. Foram feitas entrevistas em profundidade com consumidores ou simpatizantes do esporte surfe, todos residentes na cidade de Macaé-RJ. Os resultados mostraram que todos os entrevistados já assistiram algum evento ou competição de surfe pela TV, Internet ou pessoalmente. A maioria disse ser fã de algum atleta do esporte e, com o acesso à Internet e redes sociais, podem acompanhar o dia a dia e campeonato dos atletas do esporte pela rede social Instagram. Os produtos relacionados ao surfe mais consumidos pelos entrevistados foram acessórios para a prática do esporte, vestuário e acessórios pessoais. Os locais mais usados para compra de produtos de surfe são as lojas físicas e pela Internet, sendo a Internet o local com maior preferência para consumo, pela facilidade em encontrar variedade de produtos e pelo preço mais acessível. A motivação para a compra de produtos relacionados ao surfe foi o estilo de vida que o surfe representa. Os entrevistados demonstraram vontade de usar o que os atletas usam e associam a recomendação do atleta à qualidade da marca.
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