A influência da imagem dos atletas do surfe no comportamento do consumidor

Autores

  • Daniel Velasco Campos UFF - Universidade Federal Fluminense
  • Renata Céli Moreira da Silva Paula UFF - Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v6i1.12447

Palavras-chave:

Marketing. Marketing Esportivo. Comportamento do Consumidor. Imagem do Atleta.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a influência da imagem dos atletas profissionais de surfe na compra de produtos relacionados ao esporte. A pesquisa foi exploratória com abordagem qualitativa. Foram feitas entrevistas em profundidade com consumidores ou simpatizantes do esporte surfe, todos residentes na cidade de Macaé-RJ. Os resultados mostraram que todos os entrevistados já assistiram algum evento ou competição de surfe pela TV, Internet ou pessoalmente. A maioria disse ser fã de algum atleta do esporte e, com o acesso à Internet e redes sociais, podem acompanhar o dia a dia e campeonato dos atletas do esporte pela rede social Instagram. Os produtos relacionados ao surfe mais consumidos pelos entrevistados foram acessórios para a prática do esporte, vestuário e acessórios pessoais. Os locais mais usados para compra de produtos de surfe são as lojas físicas e pela Internet, sendo a Internet o local com maior preferência para consumo, pela facilidade em encontrar variedade de produtos e pelo preço mais acessível. A motivação para a compra de produtos relacionados ao surfe foi o estilo de vida que o surfe representa. Os entrevistados demonstraram vontade de usar o que os atletas usam e associam a recomendação do atleta à qualidade da marca.

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Biografia do Autor

Daniel Velasco Campos, UFF - Universidade Federal Fluminense

Graduação em Administração na UFF - Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2024-08-09

Como Citar

Velasco Campos, D., & Moreira da Silva Paula, R. C. (2024). A influência da imagem dos atletas do surfe no comportamento do consumidor. UFAM Business Review - UFAMBR, 6(1), 01–21. https://doi.org/10.47357/ufambr.v6i1.12447

Edição

Seção

Artigos