Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v6i2.12450

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor. Consumo Online. Pandemia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar a influência da pandemia do Covid-19 na decisão de compra online dos consumidores. Devido à situação global da pandemia do Coronavírus (Covid-19) durante o ano de 2020, sucedeu-se a significativas mudanças de hábitos no comportamento dos consumidores, uma delas é a mudança para o mundo digital. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado de entrevistas com um total de 15 entrevistados. Os principais resultados apontam que houve uma mudança significativa no comportamento de compra dos consumidores entrevistados após o início da pandemia, fazendo com que novos hábitos de compra online fossem adquiridos. Os entrevistados passaram a consumir mais de forma online e as necessidades mudaram, passando a valorizar mais produtos vistos como essenciais e necessários para o momento vivido e passaram a realizar compras mais conscientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayana de Souza Gomes da Silva, UFF - Universidade Federal Fluminense

Graduação em Administração na UFF - Universidade Federal Fluminense

Renata Céli Moreira da Silva Paula, UFF - Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Administração na PUC-Rio. Mestrado em Administração na PUC-Rio. Professora no departamento de Administração na UFF - Universidade Federal Fluminense

Referências

Alfinito, S., & Torres, C. (2012). Modelo de influência cultural no consumo: uma proposta baseada em axiomas sociais. Revista de Administração Mackenzie, 13(5).

Almeida, R. C., Froemming, M. S., & Ceretta, B. N. (2020). Comportamento de Consumo em meio a Pandemia da COVID-19. Salão do Conhecimento, 6(6).

Almeida, V. M. C., & Düsenberg, N. B. (2014). Envolvimento do Consumidor com o Produto: comparação das escalas PII e NIP no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 16(50), 75-95.

Alvarenga, D. (2021). Com pandemia, comércio eletrônico tem salto em 2020 e dobra participação no varejo brasileiro. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/ noticia/2021/02/26/com-pandemia-comercio-eletronico-tem-salto-em-2020-e-dobra-participac ao-no-varejo-brasileiro.ghtml. Acesso em 28 de abril de 2023.

Alves, H., Fernandes, C., & Raposo, M. (2016). Social Media Marketing: A Literature Review and Implications. Psychology & Marketing, 33(12).

Bai, C., Quayson, M., & Sarkis, J. (2021). COVID-19 pandemic digitalization lessons for sustainable development of micro and small enterprises. Sustainable Production and Consumption, 27, 1989-2001.

Bhatti, A., Akram, H.; Basit, H. M., Khan, A. U., Naqvi, S. M. R., & Bilal, M. (2020). E-commerce trends during COVID-19 Pandemic. International Journal of Future Generation Communication and Networking, 13(2), 1449-1452.

Botelho, L. V., Cardoso, L. O., & Canella, D. S. (2020). COVID-19 e ambiente alimentar digital no Brasil: reflexões sobre a influência da pandemia no uso de aplicativos de delivery de comida. Cadernos de Saúde Pública, 36(11).

Calixto, L., & Scudeler, V. C. (2021). A influência do marketing digital no e-commerce em Piracicaba-SP no período da pandemia da covid-19. Bioenergia em revista: diálogos, 11(2), 157-177.

Campos, J. A. D. B., Martins, B. G., Campos, L. A., Marôco, J., Saadiq, R. A., & Ruano, R. (2020). Early Psychological Impacto f the COVID-19 Pandemic in Brazil: A National Survey. Journal of Clinical Medicine, 9(9).

Cintra, F. C. (2010). Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, 10(1), 6-12.

Clarke, I., & Flaherty, T. B. (2005). Advances in Eletronic Marketing. Hershey: IGI Publishing.

CNN Brasil. (2022). Com pandemia, venda online supera a dos shopping centers. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/com-pandemia-venda-online-supera-a-dos-shopp ing-centers/. Acesso: 28 de abril de 2023.

Costa, B. R. L., & Picchi, D. (2017). As relações entre os consumidores do século 21 e as empresas, no âmbito da internet, pelas redes sociais virtuais. Revista da FAE, 20(1), 7-26.

Coutinho, M. P., & Paula, R. C. M. S. (2022). O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor. Anais do XVI CNEG – Congresso Nacional de Excelência em Gestão.

Cruvinel, I. B. (2020). Marketing Digital em tempos de pandemia. Gestão & Tecnologia, 1, 54-57.

Delardas, O., Kechagias, K. S., Pontikos, P. N., & Giannos, P. (2022). Socio-Economic Impacts and Challenges of te Coronavirus Pandemic (COVID-19): An Updated Review. Sustainnability, 14(15).

Dolfen, P., Einav, L., Klenow, P. J., Klopack, B., Levin, J. D., Levin, L., & Best, W. (2023). Assessing the Gains from E-Commerce. American Economic Journal: Macroeconomics, 15(1), 342-70.

Eetemel, A. V., & Ammoura, A. (2016). The Role of Social Media Advertising in Consumer Buying Behavior. International Journal of Commerce and Finance, 2(1).

Ferreira, C., Campos, R. C., Naves, F. M., Silva, W. B., & Fernandes, G. G. (2019). Marketing digital e redes sociais como oportunidade de inovação para micro e pequenas empresas: um estudo realizado com varejistas da cidade de Lavras MG. Revista Foco, 12(2), 88-111.

Fragoso, S., Recuero, R., & Amaral, A. (2013). Métodos de pesquisa para a internet. Porto Alegre: Sulinas.

Gabriel, M., & Kiso, R. (2020). Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2.Ed. São Paulo: Atlas.

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, 35(3), 20-29.

Gomes, E. C., & Gomes, E. F. (2017). O papel dos Influenciadores Digitais no relacionamento entre Marcas e Millennials na Era Pós-Digital. Anais do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Fortaleza.

Guthrie, C., Fosso-Wamba, S., & Arnaud, J. B. (2021). Online consumer resilience during a pandemic: An exploratory study of e-commerce behavior before, during and after a COVID-19 lockdown. Journal of Retailing and Consumer Services, 61.

Hennig-Thurau, T., Malthouse, E. C., Friege, C., Gensler, S., Lobschat, L., Rangaswamy, A., & Skiera, B. (2010). The impact of new media on customer relationships. Journal of Service Research, 13(3), 311-330.

Karsaklian, E. (2004). Comportamento do consumidor. 2. Ed. São Paulo: Atlas.

Kotler, P. (1998). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiwan, I. (2017). Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de marketing. 14º ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Labrecque, L. I., Esche, J. V. D., & Hofacker, C. F. (2013). Consumer Power: Evolution in the Digital Age. Journal of Interactive Marketing, 27(4).

Leal, G.P., Hor-Meyll, L.F., & Pessôa, L.A.G.P. Comunidades virtuais como grupos de referência. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 6(3), 104-120.

Li, Y., Yao, P., Osman, S., Zainudin, N., & Sabri, M. F. (2022). A Thematic Review on Using Food Delivery Services during the Pandemic: Insights for the Post-COVID-19 Era. Environmental Research and Public Health, 19(22).

Lizote, S. A., Teston, S. F., Régis, E. S. O., & Monteiro, W. L. S. (2021). Tempos de pandemia: bem-estar subjetivo e autonomia em home-office. Revista Gestão Organizacional, 14(1).

Malhotra, N. (2012). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6a edição. Porto Alegre: Bookman.

Mowen, J. C. (1998). Consumer Behavior. Englewood Cliffs: Prentice Hall.

Nicolaci-da-Costa, A. M., Romão-Dias, D., & Di Luccio, F. (2009). Uso de Entrevistas On-Line no Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(1).

Nyberg, A. J., Shaw, J. D., & Zhu, J. (2021). The People Still Make the (Remote Work) Place: Lessons from a Pandemic. Journal of Management, 47(8), 1967-1976.

Pedrosa, A. L. et al. (2020). Emotional, Behavioral, and Psychological Impact of the COVID-19 Pandemic. Frontiers in Psychology, 11.

Pérez, L. M., Alonso, M., & Rodríguez, M. (2022). Consuming safe hotel during the COVID-19 pandemic: the case of Spain. Current Issues in Tourism, 25(23), 3741-3746.

Prasad, S., Gupta, I. C., & Totala, N. K. (2017). Social media usage, electronic word of mouth and Purchase-decision involvement. Asia-Pacific Journal of Business Administration, 9(2), 134-145.

Ramya, N., & Ali, S. M. (2016). Factors affecting consumer buying behavior. International Journal of Applied Research, 2(10), 76-80.

Rezende, A. A., Marcelino, J. A., & Miyaji, M. (2020). A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(6), 53-69.

Rímoli, T. T., & Melo, D. C. (2018). A voz dos consumidores em redes sociais: proposição de um modelo eficaz de gestão de reclamações às empresas. Revista Brasileira de Marketing, 17(1).

Semila, F., & Rajesh, P. (2019). Influence of Social Reference Groups on Consumer Buying Behavior: A Review. Journal of Management Research, 19(2), 131-142.

Silva, W. M., Morais, L. A., Frade, C. M., & Pessoa, M. F. (2021). Marketing digital, E-commerce e pandemia: uma revisão bibliográfica sobre o panorama brasileiro. Research, Society and Development, 10(5).

Soares, F. R., & Monteiro, P. R. R. (2015). Marketing digital e marketing de relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. Navus – Revista de Gestão e Tecnologia, 5(3), 42-59.

Solomon, M. R. (2016). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman.

Stangherlin, A., João, D. M., & Oliveira, J. N. D. (2020). Os desafios enfrentados pelos pequenos empreendedores durante a pandemia da Covid-19. Observatório Socioeconômico da COVID-19.

Telles, A. (2010). A revolução das mídias sociais. São Paulo: M. Books do Brasil Editora.

Torres, C. (2009). Bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec.

Tran, L. T. T. (2021). Managing the effectiveness of e-commerce platforms in a pandemic. Journal of Retailing and Consumer Services, 58.

Troise, C., Dana, L. P., Tani, M., & Lee, K.Y. (2022). Social media and entrepreneurship: exploring the impact of social media use of start-ups on their entrepreneurial orientation and opportunities. Journal of Small Business and Enterprise Development, 29(1).

Turban, E., Lee, J., King, D., & Chung, H. M. (2000). Electronic commerce: a managerial perspective. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil.

Turban, E., & King, D. (2004). Comércio eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Xiong, J., Tang, Z., Zhu, Y., Xu, K., Yin, Y., Xi, Y. (2021). Change of Consumption Behaviours in the Pandemic of COVID-19: Examining Residents’ Consumption Expenditure and Driving Determinants. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(17).

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Silva, M. de S. G. da, & Moreira da Silva Paula, R. C. (2024). Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: o impacto da pandemia na decisão de compra dos consumidores. UFAM Business Review - UFAMBR, 6(2), 01–21. https://doi.org/10.47357/ufambr.v6i2.12450

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)