Motivação para o ingresso no curso de ciências contábeis e perfil empreendedor de estudantes de uma universidade pública paranaense
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v5i1.11199Palavras-chave:
Ciências Contábeis, Motivação, Teoria da Autodeterminação, Perfil empreendedorResumo
O curso de Ciências Contábeis é um dos mais requisitados dentre os cursos das ciências sociais aplicadas e o empreendedorismo vem crescendo vertiginosamente. Nesse sentido, esta pesquisa buscou identificar os fatores motivacionais para o ingresso no curso de Ciências Contábeis e o perfil empreendedor de estudantes de uma universidade pública paranaense. Sob a lente teórica da Teoria da Autodeterminação foram identificadas as motivações que fomentaram o anseio e a tomada de decisão dos participantes para ingressarem no curso, e sob a percepção de estudos anteriores foi identificado o perfil empreendedor. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário aplicado presencialmente sendo obtidas 135 respostas válidas. Por sua vez, utilizou-se para fins de análise dos dados indicadores descritivos, além da técnica de correlação de Spearman. Os resultados mostraram que os respondentes ingressaram no curso de Ciências Contábeis motivados por fatores extrínsecos, ou seja, almejando melhores oportunidades profissionais, estabilidade no sentido empregabilidade, e por ser uma profissão prestigiada. Sobre o perfil empreendedor os resultados indicaram que os respondentes não se sentem preparados ou seguros para abrir um negócio próprio. O resultado da análise de correlação corroborou com o resultado da análise descritiva indicando pouca motivação pelo empreendedorismo.
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