OFICINAS DE TEXTO: APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/POE/CAPES

Autores

  • Maria do Socorro da Costa Viana

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.16.1-4

Resumo

Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo central é investigar a competência escritora de alunos de uma Escola Pública do Município de Manaus. O percurso metodológico centrou-se num estudo fenomenológico, tendo como suporte a pesquisa qualitativa, tanto de cunho investigativo como interventivo. A população de investigados é de 38 alunos, pertencentes ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se fundamentos para o
estudo nas obras de Fazenda (2011), Japiassu (1976), Koch (2006), Dionísio, Machado e Bezerra (2005) . Tal investigação faz parte do Projeto Observatório de Educação - POE, pertencente ao Grupo de Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas. Os estudos até o presente momento, já mostram sinais de que é necessário um esforço conjunto, daí partir-se para uma estratégia interdisciplinar, na qual estão em processo simultâneo de investigação, a Língua Portuguesa, a Matemática e a Ciência.


Palavras-chave: Aprendizagem. Competência escritora. Interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-12-2017

Como Citar

VIANA, M. do S. da C. OFICINAS DE TEXTO: APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/POE/CAPES. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 16, n. 1, p. 78–93, 2017. DOI: 10.29327/233099.16.1-4. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/3980. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos