O boi-bumbá e a nova estrutura urbana de Parintins

Autores

  • José Camilo Ramos de Souza Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.2.1-6

Palavras-chave:

Cidade, Parintins, Crescimento Urbano, Cultura Popular

Resumo

O artigo analisa a relação entre o boi-bumbá e o crescimento da cidade de Parintins nas três últimas décadas. A urbanização resulta do descaso do poder local e da migração campo-cidade decorrente das grandes enchentes e da falta de política agrícola. Considera a urbanização excludente e o boi-bumbá como determinante da nova estruturação urbana, todavia não se pode responsabilizar o Festival pelo crescimento desordenado da cidade e pelos problemas sociais existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Camilo Ramos de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Licenciado em Geografia/UA e professor de Geografia do ensino médio.

Referências

CÂMARA Municipal de Parintins. Livros de Atas de 1915 a 1935.

CÉRQUA, Dom Arcângelo (1980). Clarões de fé do médio Amazonas. Manaus: Imprensa Oficial.

CORRÊA. Roberto Lobato (1989). A organização urbana. Rio de Janeiro: IBGE.

OLIVEIRA, José Aldemir de (2000). Cidades na selva. Manaus: Valer.

SOUZA, José Camilo Ramos de (1998). Parintins, uma ilha urbanizada. Monografia de conclusão de curso. (Departamento de Geografia) – UA.

Downloads

Publicado

01-08-2002

Como Citar

SOUZA, J. C. R. de. O boi-bumbá e a nova estrutura urbana de Parintins. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 2, n. 2, p. p. 77–83, 2002. DOI: 10.29327/233099.2.1-6. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/262. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos